Nova residência académica de Valença ficou assim

Edifício híbrido com 56 camas
Nova residência académica de valença ficou assim
Foto: CM Valença

A nova Residência Académica de Valença ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que conta com 56 camas e representou um investimento a rondar os 2,5 milhões de euros, foi inaugurada na sexta-feira.

Com uma área total de 1200 m², a residência conta com quartos individuais e duplos, salas de estudo, cozinha, áreas de refeição e convívio. Está previsto que comece a receber os primeiros estudantes já no início do próximo ano letivo.

Trata-se da primeira obra pública em Portugal a aplicar o inovador sistema híbrido CREE Buildings, uma abordagem “sustentável e eficiente” no domínio da construção a cargo da bracarense Casais.

Consiste numa solução de madeira e betão que, de acordo com a construtora de Braga, é “mais sustentável comparativamente com o modelo tradicional”, através da construção industrializada. 

A partir deste momento, e ao abrigo de protocolo celebrado entre as duas entidades, a gestão da residência passa a ser assegurada pelos Serviços de Ação Social do IPVC, cabendo à instituição a sua manutenção, operação e afetação à comunidade académica da ESCE.

Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “criar condições dignas de alojamento para os estudantes é criar oportunidades e valor para o território”.

“Estamos a investir no futuro, com inovação, sustentabilidade e visão estratégica, disse, citado em comunicado enviado às redações pela autarquia.

Com este passo, Valença “reforça a sua centralidade no mapa do ensino superior da região Norte, assumindo-se como um território que aposta no conhecimento, na juventude e na construção de um futuro mais qualificado e coeso”.

Localizada na Avenida Pinto da Mota, junto à Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do IPVC, esta nova unidade representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Next Generation EU), no âmbito do programa nacional de alojamento para o ensino superior.

A ESCE conta com mais de 650 alunos é uma das seis escolas que o IPVC tem distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo.

Com mais de 5.800 alunos, o IPVC tem ainda as escolas de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.

Como O MINHO noticiou, o IPVC consignou, ontem, a obra de uma nova residência académica a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), junto à Praia Norte, em Viana do Castelo. Contará com 400 camas, que se vão juntar às cerca de 600 que já estarão disponíveis no próximo anos letivo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sindicato responsabiliza governo pela falta de enfermeiros no inem

Sindicato responsabiliza Governo pela falta de enfermeiros no INEM

Próximo Artigo
Vila verde recuperou açudes no rio homem

Vila Verde recuperou açudes no rio Homem

Artigos Relacionados