Nova rede de autocarros que liga Famalicão, Santo Tirso e Trofa com três dias de viagens gratuitas

Mobiave foi hoje apresentada
Autocarro da Mobiave. Foto: Rui Dias / O MINHO

Arranca oficialmente no dia 01 de abril, mas, a partir de sábado, já é possível viajar, gratuitamente, de forma experimental nos autocarros da Mobiave, a nova concessão de transporte rodoviário que abrange os concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. Há dois passes principais: 40 euros para circular em toda a rede e 30 para circular só num município. Com o subsídio Incentiva+TP estes títulos podem ficar por metade do preço. A Transdev foi a empresa escolhida para operar esta concessão, por sete anos, com um custo total de 76,3 milhões de euros, que será repartido pelos três municípios em função da cobertura de cada um dos territórios.

A Mobiave arranca com 90 linhas e mais de 2.700 paragens. A Transdev vai percorrer, anualmente, 5,5 milhões de quilómetros pelas estradas dos três concelhos, com 110 autocarros climatizados e equipados com Wi-Fi.

No caso de Famalicão, segundo o presidente da Câmara, Mário Passos, esta nova concessão representa “um aumento da oferta de 120%, durante a semana, 300% ao sábado e 560% ao domingo”.

Foto: Rui Dias / O MINHO

O Município vai investir sete milhões de euros, anualmente, para ter uma operação de transporte público rodoviário com mais de 4,2 milhões de quilómetros anuais (só no seu território). Segundo o autarca famalicense afirmou, na manhã desta quinta-feira, na cerimónia de lançamento da concessão, no Museu Ferroviário de Lousado: “Tínhamos que ter uma operação com esta magnitude, para que a vida dos nossos concidadãos seja cada vez melhor”.

Mário Passos e os seus homólogos de Santo Tirso e da Trofa, Alberto Costa e António Azevedo, sublinharam a importância e o pioneirismo de três municípios se juntarem numa solução deste tipo.

Já Sérgio Soares, diretor-executivo da Transdev, elogiou os autarcas pela “coragem que tiveram e pela disrupção no panorama nacional”. Note-se que a Mobiave junta um município da CIM do Ave, Famalicão, e dois da Área Metropolitana do Porto (AMP), Santo Tirso e Trofa.

Foto: Rui Dias / O MINHO

Presidente da AMP é contra esta “proliferação de autoridades de transportes”

Na última reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, manifestou preocupação com a proliferação de autoridades de transportes, como a Mobiave. Para o presidente a AMP, todo o setor devia estar debaixo do chapéu da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que gere a Unir (rede de transportes públicos da AMP). Mário Passos, contudo, acredita que esta solução “pode, porventura, ser contagiosa para outros territórios”.

Na apresentação da Mobiave, os três presidentes da Câmara dos concelhos que vão ser cobertos estavam satisfeitos. Alberto Costa colocou de lado o facto de Guimarães e Vizela, que também estavam no início do processo, em 2017, terem saído para desenvolverem soluções próprias. “Sabíamos que tínhamos movimentos pendulares entre os nossos concelhos que nos obrigaram a pensar de outra forma”, apontou.

Santo Tirso triplica a oferta

Para Santo Tirso, “é uma extraordinária mudança”, refere o edil. Com um investimento de dois milhões de euros anuais, o Município passa a ter uma rede que abrange todas as freguesias, com 1,2 milhões de quilómetros anuais, uma oferta superior em três vezes ao que havia até agora.

O autarca da Trofa destaca, sobretudo, a cobertura em zonas onde a Unir não chega e em horários tardios. “Vamos ter oferta em zonas industriais, ao longo da EN 14 e da EN 104, entre as 05:00 e a meia-noite. Isto é muito importante para imensas pessoas que trabalham por turnos e que até aqui não tinham transporte público à hora a que saem do trabalho”, expôs.

A Mobiave ficará parcialmente integrada com o Andante – o título intermodal que permite viajar nos transportes da AMP – e estão a decorrer negociações para que no futuro esta integração possa ser total. Há dois passes principais, que já podem ser carregados: um para circular em toda a rede, por 40 euros, e outro, restrito a um município, por 30 euros. Há ainda um título que junta três zonas adjacentes, também por 30 euros. Estes passes podem ainda ser subsidiados ao abrigo do programa Incentiva+TP, com verbas do Fundo Ambiental, e, nesse caso, ficam por metade do preço.

Tarifário simples e fim da “mentalidade linha”

A simplicidade do tarifário foi uma virtude realçada pelos autarcas e pelo diretor-executivo da Transdev. “Abandonamos a ideia de linha para que as pessoas possam usar a rede. As pessoas não querem perder muito tempo, querem ter a informação no telemóvel e querem frequência”, aponta o responsável da transportadora.

A Mobiave começa a operar, em período experimental, gratuitamente, no sábado. No dia 01 de abril (terça-feira) a nova concessionária entra oficialmente em operação.

 
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