A recentemente inaugurada Praia Fluvial do Cavadinho, situada na freguesia de Crespos, Braga, registou em agosto uma afluência de cerca de 10 mil visitantes, foi hoje divulgado pela autarquia.
Em comunicado, a autarquia sublinha que o projeto de requalificação, com um investimento de 844 mil euros (dos quais 675 mil euros financiados pela União Europeia através do NORTE 2030 – FEDER), permitiu “valorizar este espaço natural, com a melhoria das infra-estruturas de apoio, acessibilidades e condições de segurança, garantindo uma utilização mais cómoda e sustentável”.
A intervenção tornou a praia fluvial “mais acessível e funcional, reforçando a sua importância como espaço de lazer e de contacto com a natureza”.
Inseriu-se ainda numa “estratégia mais ampla de valorização” da rede de praias fluviais do concelho, que inclui Merelim São Paio, Adaúfe e Ponte do Bico, três das quais receberam este ano a Bandeira Azul, distinção que foi igualmente atribuída à Praia do Cavadinho.





A Câmara refere que este espaço distingue-se pela “qualidade das suas águas, pela paisagem envolvente e pela componente educativa, através de painéis interpretativos sobre biodiversidade, que reforçam a sua dimensão ambiental”.
Como O MINHO noticiou, em agosto, a Praia do Cavadinho foi distinguida como “Praia Fluvial Revelação da Região Norte 2025”, atribuído pelo Guia das Praias Fluviais, que valoriza a qualidade da intervenção, a preservação do ambiente, os serviços de apoio e as condições de segurança oferecidas.
“A elevada procura registada no mês de agosto confirma a atratividade deste novo espaço, resultado da combinação entre infraestrutura de apoio, segurança, qualidade ambiental e valorização paisagística”, conclui a autarquia, acerca do local inaugurado em julho deste ano.