Seguir o O MINHO

Actual

Nova missão tripulada na Lua será feita no feminino em 2024

Estados Unidos querem levar novamente astronautas à Lua

em

Foto: DR

Os Estados Unidos querem levar novamente astronautas à Lua, em 2024, incluindo desta feita uma mulher na missão, que não tem custos contabilizados, mas que se chamará Ártemis, deusa da Lua na mitologia greco-romana.

Na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na rede social ‘Twitter’ um reforço de 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) no orçamento da NASA, para a agência espacial norte-americana voltar ao espaço em “grande forma”.

Reagindo na terça-feira às declarações de Trump, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, disse que a verba proposta, que terá de ser aprovada pelo Congresso, é um “bom começo” para enviar novamente astronautas para a Lua, em 2024.

À pergunta de jornalistas sobre o custo total da missão, Jim Bridenstine não soube dar uma resposta. “Gostaria muito de poder responder”, disse.

A NASA, que em julho assinala os 50 anos da chegada do Homem à Lua, com a missão Apollo 11, anunciou na segunda-feira que a nova missão lunar humana se chamará Ártemis, que, na mitologia greco-romana, era irmã gémea de Apolo e deusa da caça e da Lua.

Em março, a administração Trump antecipou em quatro anos, para 2024, o regresso de astronautas norte-americanos à Lua, incluindo a primeira mulher. A última missão tripulada à Lua, a Apollo 17, foi em dezembro de 1972.

Segundo um comunicado da NASA, de segunda-feira, os astronautas partirão da Terra na nova missão lunar para uma estação orbital na Lua, a Gateway, a ser construída pela agência espacial com parceiros privados. Desta ‘casa’ temporária, os astronautas seguirão num módulo de aterragem para o polo sul da Lua.

Sem se referir exatamente a uma base lunar, a NASA espera “estabelecer missões sustentáveis” na Lua em 2028 com o objetivo de enviar posteriormente astronautas para Marte.

Num vídeo promocional, titulado “We are going to Moon to stay, by 2024” (Vamos à Lua para ficar, em 2024), a NASA apresenta o regresso dos astronautas norte-americanos à Lua como o “próximo passo da exploração espacial”, tendo no horizonte Marte, e descreve como: com um foguetão “maior e mais poderoso”, o SLS, a nave Orion e a estação orbital Gateway.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Actual

Nona Feira do Vinho Tinto decorre no próximo fim de semana em Monção

Em Tangil

em

Foto: DR/Arquivo

A freguesia de Tangil, em Monção, promove no próximo fim de semana, a 9ª Feira do Vinho Tinto que apresenta produtos locais, como presunto, chouriço ou broa, e um programa diversificado com animação musical e provas de vinho.

Organizado pela Junta de Freguesia de Tangil com apoio da Câmara de Monção e colaboração de empresas locais, o evento pretende divulgar os produtos locais, criar um fim de semana animado para os residentes e visitantes e valorizar um espaço de montanha com património secular e paisagens naturais.

Continuar a ler

Actual

ICNF assinala Dia Nacional do Sapador Florestal com encontro distrital em Cerveira

Iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

em

Foto: DR/Arquivo

Cerca de 130 sapadores florestais, pertencentes às 26 equipas existentes no distrito de Viana do Castelo participaram, hoje, em Vila Nova de Cerveira, numa ação de formação promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A iniciativa decorreu no âmbito do Dia Nacional do Sapador Florestal.

As instalações do Aeródromo de Cerval acolheram a ação de formação por integrarem o Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.

Continuar a ler

Actual

Dinamização industrial como fator de competitividade regional em debate em Viana

Iniciativa do Fórum Vianense

em

Foto: DR/Arquivo

O Fórum Vianense vai promover, na sexta-feira, pelas 21:30, nas instalações do porto de mar de Viana do Castelo um debate com o tema “Dinamização industrial como fator de competitividade regional”, informou hoje aquela associação.

O debate contará com a participação do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, o administrador do grupo WestSea, Carlos Martins o administrador dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Joaquim Gonçalves e Paulo Vaz Diretor-Geral da Associação Têxtil e Vestuário Portugal. Esta tertúlia será moderada pelo gestor António Pereira.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares