Manuela Vaz Soares é a nova presidente da Accenture em Portugal, sucedendo no cargo aJosé Gonçalves. Natural do Porto, e gestora de 49 anos licenciou-se em Engenharia e Sistemas Informáticos pela Universidade do Minho em 1994, passando a integrar os quadros desta multinacional desde então.
Neste momento, em Portugal, Manuela Vaz Soares lidera todas as indústrias e serviços da Accenture.
Em comunicado, a Accenture Portugal refere que “a Manuela, que até aqui ocupava o cargo de vice-presidente, assume novas funções graças à sua capacidade de liderança, ampla experiência e conhecimento do mercado e serviços”.
Em entrevista ao portal Executivas.pt. Manuela revelou que escolheu a Universidade do Minho pela reputação em termos informáticos que a mesma granjeava na altura. Quanto à escolha pelo curso, foi por gostar muito de “brincar” com o antigo computador ZX Spectrum.
Atualmente, Manuela Vaz Soares integra o Conselho Geral da Universidade do Minho, cargo que ocupa desde maio de 2021. Tem ainda outra ligação a Braga, desde 2018, como presidente da Assembleia Geral da DTx, laboratório de transformação digital.
De acordo com a Accenture, Manuela Vaz Soares, “enquanto presidente da Accenture Portugal, terá a seu cargo o futuro da empresa no nosso país, movida pelo propósito de fazer da Accenture o melhor parceiro para a reinvenção empresarial que as organizações irão enfrentar na próxima década, criando valor 360º para todos os nossos stakeholders”.
Já o anterior presidente, José Gonçalves, após sete anos na liderança, “ascende a um cargo global passando a liderar os serviços de sustentabilidade do Resources Industry Group”.