A construção da variante à Estrada Nacional 14 e nova ponte sobre o rio Ave, incluída na mesma empreitada, estão entre os nomeados para “projeto público do ano”, na categoria “construção” dos prémios do jornal Construir.
A obra está a cargo da Gabriel Couto, empresa de Famalicão que venceu o concurso público de 12,5 milhões de euros.
A nova ponte será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte.
De acordo com o projeto tornado público pela Infraestruturas de Portugal, o tabuleiro da ponte tem uma extensão de 163 metros.
Este projeto, em conjunto com a construção da variante à EN 14 com uma extensão de 2,4 quilómetros, visa “melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação de caminho-de-ferro, diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino ao tecido industrial e comercial existente implantado nas margens do rio e reabilitar as margens do Ave”.
O projeto prevê ainda a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações.
A EN14 liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão (Braga), Trofa e Maia (Porto).
Os vencedores dos prémios “Construir” serão conhecidos no próximo dia 15 de outubro, no espaço Clube – Lisbon Secret Spot, em Monsanto, Lisboa, durante a gala dos prémios.