O partido Nova Direita anunciou que vai concorrer a 12 dos 22 círculos eleitorais nas eleições de 18 de maio, apresentando a sua presidente, Ossanda Liber, como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Em comunicado, o partido anunciou a escolha dos cabeças de lista, decisão tomada em Conselho Nacional, explicando que “optou por uma abordagem estratégica nas eleições de maio, concentrando os seus esforços nos círculos eleitorais onde identificou maior recetividade às suas ideias” e onde considera que podem conseguir representação.
“Esta decisão reflete o pragmatismo e a responsabilidade do partido, que prefere consolidar a sua presença de forma estruturada e sustentável, em vez de dispersar recursos numa fase inicial do seu crescimento”, explica o partido em comunicado.
Citada no comunicado, Ossanda Liber considerou que “não se trata de ausência, mas de foco”.
“Queremos garantir que a nossa mensagem chega com força onde já temos raízes e onde os portugueses nos chamam para fazer a diferença”, afirma a presidente do partido.
Segundo a lista dos candidatos, Ossanda Liber lidera por Lisboa, enquanto Israel Pontes pelo Porto, seguindo-se Ricardo Gonçalves por Aveiro, Jorge Valente por Beja, José Peixoto por Braga, Joana Rodrigues por Coimbra e Carlos Natal por Faro.
Em Setúbal, a escolha é João Araújo, Viseu será Carlos Andrade, Madeira será Paulo Azevedo, Europa será Pedro Godinho e Fora da Europa será Alexandre Mendes.
Nas eleições legislativas de 2024, as primeiras às quais a Nova Direita concorreu, o partido teve 0,25%, com 16.442 votos.