Seguir o O MINHO

Ave

Nova ciclovia de Famalicão ligará estação de comboios às escolas e parques da cidade

Mobilidade urbana

em

Famalicão irá iniciar brevemente a construção de uma rede de ciclovias urbanas que fará a ligação entre a estação de caminhos de ferro às escolas e aos parques da cidade, anunciou a autarquia em comunicado.

O município aprovou na passada quinta-feira, em reunião de câmara, a adjudicação das obras da primeira fase dos eixos 1, 2, 3 e 4 da rede que implicam um investimento de 2,3 milhões de euros, contando com um financiamento de 1,4 milhões de euros através do FEDER.

As obras que deverão arrancar durante o mês de julho deste ano têm um prazo de execução de um ano e irão incidir em vários eixos, nomeadamente no que diz respeito à ligação entre a via ciclo-pedonal Famalicão-Póvoa e o centro da cidade, isto é, desde a rua Daniel Rodrigues até à Avenida 25 de Abril.

Por outro lado, será criada uma via ciclável com ligação entre a Estação de Caminhos de Ferro passando pelo Parque 1.º de Maio e Avenida do Brasil até ao Parque da Devesa. Está ainda previsto um itinerário que irá servir a zona das escolas desde o Parque 1.º de Maio até à Avenida de França.

Inserida nesta rede ciclável está ainda a via ciclo-pedonal que está em construção no antigo ramal ferroviário que ligava a cidade de Famalicão à Póvoa de Varzim. O percurso tem início na Rua Daniel Rodrigues nas imediações da estação ferroviária de Famalicão seguindo até à freguesia de Gondifelos no limite do concelho, continuando depois no concelho da Póvoa de Varzim.

“Esta é a primeira fase de uma intervenção que pretendemos que seja mais abrangente e que venha a ligar vários pontos da cidade”, salientou Paulo Cunha referindo que “o objetivo é darmos sequência a uma intenção que já é pública, melhorando a mobilidade no concelho e criando condições para que os modos de transporte suaves sejam utilizados cada vez mais”.

“Sabemos o quanto a bicicleta está a ser mundialmente introduzida nos hábitos diários, não só do ponto de vista desportivo, mas particularmente como meio de transporte”, acrescentou ainda.

Em relação aos itinerários o autarca assinalou a prioridade dada à ligação “entre a obra que está em curso, a via ciclo pedonal até à Póvoa de Varzim e o centro da cidade, assim como as ligações entre a estação de comboios, a zona escolar e o Parque da Devesa, ligando vários elementos essenciais da nossa cidade”.

A obra referente aos eixos 1, 2 e 4 foi entregue à empresa José Moreira Fernandes e Filhos e a empreitada referente ao eixo 3 foi entregue à empresa DACOP – Construções e Obras Públicas S.A.

Esta uma obra é abrangida na operação do PEDU de Famalicão, cofinanciado pelo Norte2020, através do Fundo Regional de Desenvolvimento Regional.

Populares