Ao início da tarde desta terça-feira, deflagrou um incêndio nas águas-furtadas dos números 115 e 117 da rua da Rainha, no coração do Centro Histórico de Guimarães, conforme avançou O MINHO em primeira mão. Os bombeiros conseguiram, com a intervenção da nova autoescada, controlar o fogo com rapidez.
O equipamento, recentemente apresentado, foi utilizado pela primeira vez no Centro Histórico e ficou demonstrado porque fazia tanta falta.
“Rapidamente circunscrevemos o incêndio graças à eficácia da autoescada. Estávamos a ter dificuldades porque estavam a ocorrer derrocadas, um desabamento na parte da claraboia quando entrámos, e houve necessidade de fazer o ataque pelo telhado. A autoescada fez a diferença”, adiantou, Bento Marques, comandante do Bombeiros de Guimarães.
“Hoje está aqui a prova daquilo que vale”, acrescentou.
Ainda segundo Bento Marques, a autoescada foi de grande importância para que o incêndio não se propagasse a outras habitações.
Bombeiros de Guimarães apresentam nova autoescada que custou 938 mil euros
No local estiveram 32 elementos dos Bombeiros de Guimarães, apoiados por dez viaturas. Um dos bombeiros envolvidos no combate ao fogo foi transportado ao hospital por precaução, depois de se ter sentido indisposto. No local estiveram também elementos da PSP, Polícia Municipal e Proteção Civil. O incêndio não provocou desalojados.
Com Ivo Borges.