Norte elogia Governo por compromisso com alta velocidade Porto-Vigo

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
TGV. Foto: DR

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) elogiou hoje o “compromisso e prioridade” manifestados pelo governo com a ligação de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo e o aprofundamento da análise da ligação Porto-Bragança-Sanabria.

Em resposta a questões da Lusa a propósito dos resultados da Cimeira Ibérica, António Cunha congratulou-se “com a confirmação do compromisso e prioridade conferida pelo governo português à execução da linha ferroviária em Alta Velocidade Lisboa-Porto-Vigo”.

O responsável saudou ainda a realização de “estudos de fluxos de mobilidade e análises custo-benefício para a ligação Porto-Bragança-Sanábria, iniciando um trabalho concreto neste eixo que reequilibra territorialmente o sistema ferroviário”.

O primeiro-ministro de Espanha disse na quarta-feira que, quanto à ligação de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo, “o compromisso do Governo de Espanha”, que partilha com o executivo português, “é o ano de 2032”.

Hoje, o presidente do governo regional da Galiza disse que não é realista ter concluída a ligação de comboio de alta velocidade entre o Porto e Vigo em 2032, como afirmou na quarta-feira o primeiro-ministro de Espanha.

Segundo Alfonso Rueda, 2032 não é realista devido, precisamente, ao estado do processo no lado espanhol.

Para o presidente da Junta da Galiza, mesmo que fossem de imediato desbloqueadas todas as concessões e arrancassem os trabalhos em breve, a parte espanhola da linha, até à fronteira portuguesa, nunca estaria concluída antes de 2034.

Em julho, os líderes da Galiza e da região Norte de Portugal assumiram o compromisso blindado das duas regiões para ter o comboio de alta velocidade em 2032, sem “nenhuma desculpa” para atrasos dos governos centrais.

“Este é um objetivo estratégico para o território, e portanto não há nenhuma desculpa para qualquer atraso nem qualquer dúvida. Acreditamos que esta vez tem de ser a definitiva”, disse aos jornalistas o presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, após assinar uma declaração conjunta com a CCDR-N, em Valença (Viana do Castelo).

Na conferência de imprensa no final da cimeira ibérica, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro disse que a prioridade do executivo nacional “é a ligação Lisboa-Porto-Vigo-Madrid”.

O primeiro-ministro acrescentou que “a segunda prioridade é a ligação Lisboa-Madrid via Évora-Badajoz” e, neste caso, “há um primeiro troço que já está no terreno”, havendo “a necessidade agora de conciliar a terceira travessia sobre o rio Tejo em Lisboa, com a construção da ligação em Évora com a alta velocidade”, num “processo que corre em simultâneo com o processo de construção do novo aeroporto de Lisboa”.

“Estamos a trabalhar os dois governos para tentarmos conjugar os calendários de obra de uma e de outra ligação, para se poderem executar no mais curto espaço de tempo”, acrescentou o primeiro-ministro português, que nunca referiu datas.

A ligação do Porto a Vigo, na Galiza, que está a ser desenvolvida paralelamente à linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

 
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