Seguir o O MINHO

Alto Minho

Nomeações Sacerdotais na Diocese de Viana do Castelo

em

A Diocese de Viana do Castelo deu nota, através do seu blogue das “Nomeações Sacerdotais”, em artigo assinado pelo Bispo Anacleto Oliveira.

A saber:

Pe. Abílio da Costa Oliveira é nomeado capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 

Pe. Alfredo Domingues de Sousa é dispensado, a seu pedido, de Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 

Pe. André Filipe da Costa Gonçalves é dispensado de pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso, S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez e nomeado pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

 

Pe. Arcélio José Pereira de Sousa é dispensado de Diretor do Secretariado de Liturgia, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 

Pe. Carlos Alberto da Cruz Faria Martins é nomeado vigário paroquial das paróquias de S. Miguel do Bárrio, S. Tiago de Brandara, S.ta Eufémia de Calheiros, S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

 

Pe. Eugénio José Dantas Alves de Araújo é nomeado pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 

Pe. Fernando dos Santos Teixeira é dispensado, por motivos de idade e saúde, de pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

 

Pe. Joel Gomes de Brito é nomeado pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso e S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez.

 

Pe. Jorge Manuel Silva Ramos é nomeado pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 

Pe. Jorge Miguel Gonçalves Esteves é dispensado de pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 

Pe. Manuel Costa Alves, OCD, é dispensado de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira e de vigário paroquial das paróquias de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira, Santa Marinha de Loivo, S. Paio de Vila Meã, S. João Batista de Reboreda e Santa Maria de Lovelhe, arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

 

Pe. Manuel Joaquim Rodrigues Pinto é dispensado de pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e nomeado pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo.

 

Pe. Manuel Maciel Fraga é dispensado, por motivos de saúde, de pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo e de Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

 

Pe. Renato Filipe da Silva Oliveira é nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano e membro do Secretariado Diocesano da Comunicação Social.

 

Pe. Ricardo José Vieira Correia é nomeado Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 

Pe. Tiago Alexandre Rodrigues é nomeado Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e animador no campo musical das paróquias de Santa Maria Maior (Sé) e N. Srª de Monserrate (S. Domingos), mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

 
A nota de Dom Anacleto termina com um agradecimento “aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram”.

Anúncio

Alto Minho

Bombeiros de Valença homenageados na Galiza

Confrades de honra de San Telmo

em

Foto: Cortesia de Radio Municipal de Tui

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença foi, este sábado, alvo de uma homenagem na catedral da cidade vizinha de Tui, na Galiza (Espanha).

Esta homenagem, fruto de “uma histórica ligação” de apoio ao longo dos 100 anos da corporação portuguesa, foi proposta pela Confraria de San Telmo, baseada naquela cidade espanhola, que reconheceu não só a direção como todo o corpo de bombeiros como “confrades de honra de San Telmo”.

Esteve presente o presidente da direção, Fernando Oliveira, e o comandante do corpo de bombeiros, Miguel Lourenço, assim como outros elementos da direção, do corpo ativo e do quadro de honra daquela instituição.

“A todos os Tudenses, um enorme agradecimento pelo reconhecimento e importante nomeação, que será sem dúvida mais um marco no ano de cumprimento do nosso centenário de vida”, referiu a associação, em comunicado divulgado na sua página de Facebook.

Os Bombeiros de Valença, assim como os serviços de proteção civil, efetuam, ao longo do ano e sob várias valências, uma série de serviços em conjunto com os meios de socorro galegos.

A associação está a celebrar, em 2019, o seu centenário.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana: Emília Cerqueira e Jorge Mendes eleitos para a coordenação de comissões parlamentares

A deputada vai coordenar o Grupo Parlamentar do PSD nas matérias relacionadas com a problemática do Mundo Rural e do Mar

em

Emília Cerqueira e Jorge Mendes, deputados eleitos por Viana. Foto: Divulgação

Os deputados do PSD escolheram, na quinta-feira, os Coordenadores e Vice-coordenadores do partido nas Comissões Parlamentares Permanentes, tendo sido eleitos os deputados do PSD do distrito de Viana do Castelo, Emília Cerqueira e Jorge Mendes.

Emília Cerqueira foi eleita coordenadora da Comissão de Agricultura e Mar onde passa a coordenar o Grupo Parlamentar do PSD nas matérias relacionadas com a problemática do Mundo Rural e do Mar.

Jorge Mendes, por seu lado, foi eleito vice-coordenador na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação onde exercerá as funções de coadjuvação na coordenação do Grupo Parlamentar nas áreas da Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

“Com esta eleição para cargos de coordenação, os deputados do PSD, eleitos pelo Alto Minho, assumem um papel relevante na condução dos interesses da nossa região e reunirão condições privilegiadas para colocar o distrito na centralidade da agenda política”, referem os deputados em nota de imprensa.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Estação Salva-Vidas de Viana resgata tripulante de cargueiro com problemas de saúde

Resgate

em

Foto: Divulgação

Um tripulante de um cargueiro, que estava com problemas de saúde, foi resgatado, esta sexta-feira à noite, pela Estação Salva-Vidas de Viana do Castelo.

De acordo com o capitão de porto e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Sameiro Matias, citado pela Rádio Alto Minho, o homem resgatar tem 50 anos, é de nacionalidade estrangeira e queixava-se de um problema ocular, necessitando de cuidados médicos.

A operação de resgate, a cerca de 50 milhas da costa vianense, teve início às 17:00 horas, mobilizando vários meios de emergência, terminando por volta das 20:30.

Ondas com seis metros de altura

Face à intensa agitação marítima, o capitão destacou o resgate por entre ondas que iam “dos quatro aos seis metros”.

“O navio navegava a cerca de 50 milhas da costa e aproximou-se até às 16/18 milhas para permitir a manobra do salva-vidas Atento e o resgate do tripulante. Concluída a operação o navio prosseguiu viagem”, disse o capitão, citado pela mesma fonte.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares