Arquivo

No meio do turbilhão político, Costa marca encontro em Barcelos para dezembro de 2024

No meio do turbilhão político, costa marca encontro em barcelos para dezembro de 2024
Foto: CM Barcelos

O primeiro-ministro, António Costa, escusou-se hoje a falar do “caso Galamba” e da declaração do Presidente da República anunciada para esta noite, limitando-se a “marcar encontro” para 19 de dezembro de 2024 para uma inauguração em Barcelos.

“Sobre isso [caso Galamba] já disse o que tinha a dizer”, referiu.

Questionado sobre um eventual encontro com o Presidente da República, Costa contrapôs que já tem encontro marcado para 19 de dezembro, em Barcelos, para inaugurar uma residência universitária e um centro de investigação do Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Nos últimos dias, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, tem estado envolvido numa polémica com o seu ex-adjunto Frederico Pinheiro, demitido há uma semana, sobre informações a enviar à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP.

O caso envolveu denúncias contra Frederico Pinheiro por violência física no Ministério das Infraestruturas e furto de um computador portátil com informações classificadas, já depois de ter sido demitido.

A polémica aumentou quando foi noticiada a intervenção do Serviço de Informações e Segurança (SIS) na recuperação desse computador.

Na terça-feira, João Galamba pediu demissão, mas o primeiro-ministro não aceitou o pedido, mantendo-o no Governo.

No mesmo dia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou discordância em relação à decisão de António Costa.

A Presidência da República anunciou que Marcelo Rebelo de Sousa fará às 20:00 de hoje uma declaração ao país sobre o caso.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Iniciativa liberal vai propor comissão de inquérito à atuação do sis no "caso galamba"

Iniciativa Liberal vai propor comissão de inquérito à atuação do SIS no "caso Galamba"

Próximo Artigo
Peça com texto inédito de gonçalo m. Tavares estreia em ponte de lima

Peça com texto inédito de Gonçalo M. Tavares estreia em Ponte de Lima

Artigos Relacionados