No meio de polémica, Sónia Fertuzinhos deve ser a escolha do PS para cabeça-de lista por Braga

Partido Socialista fecha hoje as listas com Braga, a par da Guarda, a criar dificuldades
No meio de polémica, sónia fertuzinhos deve ser a escolha do ps para cabeça-de lista por braga
Foto: DR / Arquivo

A vimaranense Sónia Fertuzinhos deve ser a cabeça de lista indicada pelo PS para o distrito de Braga. O processo da constituição da lista no distrito não está fácil e a direcção do partido, que reúne hoje para aprovar as listas, vai tomar o processo entre mãos. A polémica está instalada desde a indicação dos nomes pela Federação Distrital e promete aquecer mais com a finalização do processo.

Segundo o jornal Público, a escolha de Fertuzinhos coube à direcção nacional que indicou ainda o número dois e o número três: o actual secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, e a presidente da JS, Maria Begonha, respectivamente.

Os quarto, quinto, sexto, sétimo e oitavo lugares serão preenchidos por Joaquim Barreto, Hugo Pires, Palmira Maciel, Luís Soares e Nuno Sá. Maria Augusta Santos e Pompeu Martins ocupam a nona e décima posição numa lista que não é totalmente paritária.

Ora, a Federação Distrital tinha indicado outros nomes que foram considerados “inaceitáveis” por dirigentes e militantes a começar por Pedro Sousa. Recorde-se que o filho do antigo vice- presidente da Câmara de Braga, Vítor Sousa, havia movido um processo contra o PS que não chegou a julgamento mas o partido desembolsou 5.250 euros de indemnização. Também Daniel Bastos, de Fafe e ligado a um movimento independente deve ficar fora depois de forte contestação local. A indicação de Dora Gaspar de Vizela também não é bem vista por considerarem que a actual assessora do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação não tem perfil.

Recorde-se que o líder do PS de Barcelos recusou o 15.º lugar e preferiu sair da lista. A Vila Verde foi atribuída a 14.ª posição.

Quem é Sónia Fertuzinhos?

Sónia Ermelinda Matos da Silva Fertuzinhos é natural da freguesia de Ponte, em Guimarães, tem 46 anos, licenciada em relações internacionais-económicas e políticas com pós-graduação em estudos europeus.

Casada com o Ministro Vieira do Silva está há mais de vinte anos na Assembleia da República onde desempenhou diversas funções.

É membro da Assembleia Municipal de Guimarães, foi fundadora e Membro do Secretariado Executivo do Forum Interparlamentar Europeu de População e Desenvolvimento, coordenadora do PS da 13.ª Comissão, Paridade, Igualdade de Oportunidades e Família, Presidente do departamento nacional de Mulheres Socialistas e membro das Comissões Parlamentares de Assuntos Europeus, Igualdade de Oportunidades e Família, Trabalho e Assuntos Sociais.

Recorde-se que Sónia Fertuzinhos, juntamente com o marido, estiveram, curiosamente, no centro do escândalo que se gerou em torna da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras – e levou à demissão de Manuel Delgado, ex-secretário de Estado da Saúde, imediatamente sucedido por Zorrinho.

A atual deputada foi, também, uma das visadas na polémica dos subsídios das viagens, uma vez que deu como morada o distrito de Braga mas tinha residência fixa em Lisboa. Atribuição de um subsídio, por parte do Ministério de Vieira da Silva, à IPSS onde a mãe de Fertuzinhos e sogra do Ministro era responsável, veio também a lume.

Notícia atualizada às 16:46

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Biblioteca de viana, inaugurada há 11 anos, fecha para obras de reabilitação

Biblioteca de Viana, inaugurada há 11 anos, fecha para obras de reabilitação

Próximo Artigo
Defesa brasileiro de 20 anos é o 18. º reforço do fc famalicão

Defesa brasileiro de 20 anos é o 18.º reforço do FC Famalicão

Artigos Relacionados