O selecionador português de futsal revelou esta segunda-feira o sonho de vencer o Campeonato da Europa e considerou ser “impensável” Portugal ficar “abaixo do terceiro lugar” na competição que terá lugar na Eslovénia. Nilson e Victor Hugo, do SC Braga, foram convocados.
“Os objetivos são claros. Se neste momento somos terceiros do ‘ranking’, ficar abaixo disso é impensável. Temos noção clara da medalha que queremos. Somos candidatos a esse sonho, mas temos a consciência de que há outras seleções mais favoritas do que nós. Uma medalha terá de vir. Esse é o objetivo”, afirmou Jorge Braz, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
O técnico, que divulgou a lista de 14 convocados para a prova que se disputa entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro, assumiu que Portugal tem todas as condições para passar em primeiro lugar do Grupo C, no qual ficou inserido com Roménia e Ucrânia.
“A Roménia já é uma velha conhecida. Cada vez que vamos a um sorteio, já estamos à espera que a bola de Portugal e Roménia se cruze”, começou por brincar, antes de enaltecer a experiência dos romenos: “Muitos dos jogadores que vão jogar este Europeu, jogaram em 2007, em Portugal. Conhecemo-los perfeitamente.”
Já a Ucrânia, segundo o técnico, poderá ser uma das surpresas da competição, juntamente com a Sérvia, a Eslovénia, o Cazaquistão e o Azerbaijão.
“A Ucrânia será, talvez, a seleção que mais tem evoluído ultimamente. No ‘ranking’ da FIFA está exatamente atrás de nós. A Ucrânia pode ser uma surpresa neste Europeu. É uma seleção a ter em conta”, adiantou.
Jorge Braz destacou a experiência do grupo de jogadores que terá à sua disposição e que ajuda a reforçar as ambições lusas naquela que será a sétima participação num Campeonato da Europa.
“São poucos os jogadores que nunca estiveram numa fase final. Durante o trajeto deles, já vivenciaram muito em termos de exigências competitivas e isso é importante. O que temos passado permite-nos sonhar com o que queremos e ter consciência do que queremos fazer”, referiu.
Por outro lado, o selecionador nacional retirou a pressão de Ricardinho, recentemente eleito, pela quinta vez, como melhor futsalista do mundo, lembrando que o ‘mágico’ está inserido numa “seleção que o complementa”.
Portugal estreia-se no Europeu no dia 31 de janeiro, diante da Roménia, e no dia 04 de fevereiro defronta a Ucrânia. Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos apuram-se para os quartos de final da competição.
Lista dos 14 convocados:
– Guarda-redes: André Sousa (Sporting), Bebé (Leões de Porto Salvo) e Vítor Hugo (SC Braga).
– Fixos: André Coelho (Benfica), Fábio Cecílio (Benfica), João Matos (Sporting) e Nilson (SC Braga).
– Alas: Pany Varela (Sporting), Bruno Coelho (Benfica), Márcio (Fundão), Pedro Cary (Sporting), Ricardinho (Inter Movistar, Esp) e Tiago Brito (Benfica).
– Pivô: Tunha (Belenenses).