A Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas (AMBA), em Braga, com o seu gabinete de saúde, integrado no projeto “Viva às Andorinhas”, garantiu 29 consultas de psicologia, 76 consultas de nutrição, 30 consultas dentárias e 60 rastreios de saúde em 2024.
Em comunicado, a associação refere que “todos estes serviços foram disponibilizados de forma totalmente gratuita, com o objetivo de combater desigualdades no acesso a cuidados básicos de saúde”.
O “Viva às Andorinhas” é um projecto que visa “não apenas a melhoria das condições de vida dos moradores, mas também a criação de um espírito de comunidade, através de iniciativas de saúde, educação e integração social”.
“Este esforço é reflexo do compromisso em proporcionar uma vida mais saudável e digna a todos os moradores do bairro”, refere a nota enviada às redações.
Ricardo Silva, coordenador do projeto, sublinha que associação de moradores está “profundamente” empenhada em “continuar a oferecer apoio e serviços de saúde que realmente façam a diferença na vida das pessoas”.
“O sucesso da implementação do nosso gabinete de saúde é até agora um testemunho da enorme importância deste projecto”, destacou.
A AMBA realça ainda que o “Viva às Andorinhas” continuará a apostar em “serviços de proximidade, sensibilização para hábitos de vida saudáveis e iniciativas que promovam o bem-estar físico e mental da população”.
Todas as atividades deste projeto estão inseridas no programa “Viva o Bairro”, que é financiado pela BragaHabit com o apoio do Município de Braga.