Nesta paróquia de Viana celebram-se os pescadores e as suas famílias

Monserrate
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A paróquia de Monserrate, em Viana do Castelo, celebrou no domingo a Festa do Apostolado do Mar, com uma missa celebrada na igreja de São Domingos, que esteve ornamentada com artes da pesca.

O Apostolado do Mar é um movimento da Igreja Católica que “tem como missão o apostolado junto dos pescadores e suas famílias, celebrando todas as últimas sextas feiras de cada mês uma missa pelos pescadores falecidos e em Ação de Graças pelos barcos de pesca, seus mestres e companhas”.

Na Eucaristia, o padre Vasco Gonçalves frisou que “a festa do Apostolado do Mar é uma festa da paróquia de Monserrate” e que “o Apostolado do Mar não é um trajar, mas uma história de fé”.

“É o rosto da fé da gente da nossa Ribeira, dos nossos pescadores e suas famílias, tendo Nossa Senhora d’Agonia como rainha e Mãe, luzeiro e estrela no Mar, e São Bartolomeu dos Mártires como inspirador e protetor”, afirmou.


“Nós, paróquia de Monserrate, enquanto povo de profetas, somos gente simples de coração que o Senhor chama e envia a dar testemunho desta tradição de fé nesta cidade de Viana do Castelo e, sobretudo, na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que está para breve”, reforçou o pároco.

A tarde ficou marcada pelo almoço/convívio entre os membros do movimento do Apostolado do Mar.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Gil Vicente ganha prémio 'fair-play'

Próximo Artigo

Fernando Pimenta vai ser porta-estandarte de Portugal nos Jogos Olímpicos

Artigos Relacionados
x