Nem a chuva travou o regresso do Gil Vicente às vitórias. 3-0 em Barcelos

Oitava jornada
Foto. GVFC

O Gil Vicente venceu hoje o Estrela da Amadora, por 3-0, em partida da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permitiu aos minhotos colocar um ponto final a uma série de cinco jogos seguidos sem vencer.

A equipa de Barcelos, que foi globalmente superior, alicerçou o triunfo na primeira parte, com os golos de Félix Correia, aos nove minutos, e Fujimoto, aos 33, confirmando-o no segundo tempo, mesmo perante a reação do adversário, com o tento final de Jorge Aguirre (82).

Com este resultado, os minhotos, que vinham de quatro empates e uma derrota, sobem ao nono lugar do campeonato, agora com 10 pontos.

Já o Estrela da Amadora, que até tinha conseguido a primeira vitória no campeonato na jornada passada, frente ao Moreirense, cai para o 16.º lugar da prova, em posição de play-off, com os mesmos cinco pontos.

Neste desafio, foram os nortenhos a entrar mais determinados, para quebrar a sequência sem êxitos e, depois de uma primeira ameaça, num livre de Fujimoto ao lado, chegaram à vantagem logo aos nove minutos, num contra-ataque bem desenhado e finalizado com um remate cruzado de Félix Correia, após assistência de Mboula.

O tento madrugador sofrido pesou nos visitantes, que sentiram dificuldades em responder, praticando um futebol previsível e pouco articulado no ataque, que os gilistas controlavam sem grande dificuldade.

A melhor ocasião do Estrela no primeiro tempo surgiu num canto, quando Leonel Bucca conseguiu um subtil desvio de cabeça, a que o guarda-redes local Andrew respondeu com boa defesa.

Este momento de perigo da equipa da região de Lisboa não foi suficiente para o Gil Vicente se assustar, com os ‘galos’ a manterem o controlo dos acontecimentos e, sem surpresa, a chegarem ao segundo golo, aproveitando uma sequência de erros do adversário.

Depois de uma perda de bola comprometedora de Travassos, o Gil Vicente ganhou presença na área, e Fujimoto, aproveitando um corte defeituoso de Cissokho, teve espaço para rematar para o 2-0, aos 33 minutos.

Percebendo a inoperância, sobretudo ofensiva, dos seus comandados, o técnico dos amadorenses, José Faria, mexeu ainda antes o intervalo, lançando os experientes Rodrigo Pinho e Nani.

O internacional português quis logo justificar a aposta, e aos 42 minutos, após uma combinação com Kikas, conseguiu um remate desviado por um defesa gilista, mantendo o 2-0 no tempo de descanso.

No reatamento, o Estrela quis vincar a atitude reativa, e até entrou mais pressionante, pisando mais vezes o meio campo do adversário, mas ao projetar-se ofensivamente abria espaços para os contragolpes gilistas.

Ainda antes da hora de jogo, Félix Correia, servido por Fujimoto, surgiu isolado frente ao guardião contrário Bruno Brígido, mas fez o ‘mais difícil’, atirando ao lado.

Logo a seguir, em novo contra-ataque, Fujimoto esteve perto do ‘bis’, num remate de primeira, defendido por Bruno Brígido.

Apesar dos calafrios, o Estrela manteve a sua ambição de recuperação, e aos 64 chegou mesmo a introduzir a bola na baliza gilista, num remate de Rodrigo Pinho, invalidado por fora de jogo.

Os visitantes continuaram a pressão, ainda esboçaram alguns remates, mas eram globalmente inconsequentes, perante um Gil Vicente que manteve a aposta nos contra-ataques, e aos 82 tirou qualquer dúvida, chegando ao 3-0, com o recém-entrado Jorge Aguirre e finalizar uma assistência de Santi García.

O terceiro golo ‘derreteu’ as esperanças de recuperação do Estrela, que ainda esteve perto de sofrer a goleada, quando Sandro Cruz, aos 89, introduziu a bola na baliza contrária, mas viu o lance invalidado por fora de jogo, mantendo o 3-0 até ao final.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio de Cidade de Barcelos, em Barcelos.

Gil Vicente – Estrela da Amadora, 3-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores

1-0, Félix Correia, 09 minutos.

2-0, Fujimoto, 33.

3-0, Jorge Aguirre, 82.

Equipa

– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos (Josué Sá, 90+2), Buatu, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Jesús Castillo, Santi García (Gui Beleza, 90+2), Fujimoto (João Teixeira, 80), Mboula, Cauê dos Santos (Jorge Aguirre, 69) e Félix Correia (Diego Collado, 90+2)

(Suplentes: Brian Araújo, Tidjany Touré, Jorge Aguirre, Diego Collado, Gui Beleza, João Teixeira, Josué Sá, Mutombo e Kazu).

Treinador: Bruno Pinheiro.

– Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Diogo Travassos, Tiago Gabriel (Paulo Moreira, 81), Cissokho, Nilton Varela, Igor Jesus (Dramé, 81), Leonel Bucca (Rodrigo Pinho, 41), Léo Cordeiro, Tiago Ferreira (Nani, 41), Jovane Cabral (Petterson, 55) e Kikas.

(Suplentes: Francisco Meixedo, Dramé, Rodrigo Pinho, Nani, Paulo Moreira, Rúben Lima, Petterson, Caio Santana e Danilo Veiga).

Treinador: José Faria.

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Igor Jesus (52), Santi García (56) e Jorge Aguirre (90+3).

Assistência: 2.709 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x