O santuário da Peneda acolheu o primeiro encontro de concertinas de Arcos de Valdevez, durante a sexta-feira, evento inserido na grande romaria à Senhora da Peneda.
Apesar da chuva que se fez sentir, informa o santuário que “foram muitos os tocadores de concertina que aderiam à celebração de Bênção das Concertinas”.
Neste evento, os tocadores puderam ver os seus instrumentos benzidos pelo pároco do santuário, César Maciel.
A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, começou ontem e dura até domingo. É uma romaria celebrada “desde sempre, em plena comunhão, por portugueses e galegos”, diz a organização.
A classificação da romaria, que remontará à primeira metade do século XIII, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi sustentada “na importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
O Santuário da Senhora da Peneda, datado do século XVIII, é constituído pela igreja, que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros. Nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo e ainda os quartéis.
Propriedade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o templo foi elevado a santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.