Arquivo

Neemias Queta fora dos eleitos lusos para corrida ao Mundial de basquetebol

14 convocados
Neemias queta fora dos eleitos lusos para corrida ao mundial de basquetebol

O poste Neemias Queta ficou hoje fora dos 14 convocados da seleção portuguesa de basquetebol para os jogos de julho de apuramento para o Mundial de 2023, depois de ter integrado a lista de 23 pré-convocados.

O jogador dos Sacramento Kings, da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), tinha entrada na lista inicial, divulgada em 27 de maio, mas foi agora ‘cortado’.

Neemias tornou-se em 2021/22 o primeiro português a jogar na NBA, cumprindo 15 jogos, nos quais somou 45 pontos (média de 3,0 por jogo), 31 ressaltos (2,1), oito desarmes de lançamento (0,5) e seis assistências (0,4), em 119.34 minutos (8.0).

Na principal seleção das ‘quinas’, o poste de 2,13 ainda não cumpriu, porém, qualquer jogo, depois de em 2019 ter ajudado a formação de sub-20 a vencer a divisão B do campeonato da Europa da categoria, em Matosinhos.

Além de Neemias, a equipa técnica liderada por Mário Gomes, coadjuvado por Sérgio Ramos e Nuno Manarte, descartou mais oito jogadores.

Os bases Carlos Cardoso (Vitória SC), Diogo Gameiro (Benfica), Francisco Amiel (Lusitânia), Miguel Maria Cardoso (Sporting) e Sérgio Silva (Imortal), os extremos Jeremiah Wilson (San Giobbe Chiusi, Ita) e João Grosso (Oliveirense) e o poste Cláudio Fonseca (CAB Madeira) foram os restantes excluídos.

Na qualificação para o Mundial de 2023, a formação das ‘quinas’ joga fora com a Hungria em 01 de julho, em Tüskecsarnok, e, três dias depois, é anfitriã de Montenegro, em Odivelas.

Antes, a seleção lusa, que entra em estágio em 20 de junho, vai participar num torneio internacional em Viana do Castelo, entre 23 e 25 desse mês, defrontando no primeiro dia a Eslováquia e no último a Ucrânia.

Portugal segue no quarto e último lugar do Grupo E da primeira ronda da fase de qualificação para o Mundial de basquetebol de 2023, com quatro pontos, contra oito da vice-campeão olímpica em título França e seis de Montenegro e da Hungria.

O conjunto comandado por Mário Gomes perdeu na receção à Hungria (75-81, em 26 de novembro de 2021) e no Montenegro (83-69, em 29) e, depois, sofreu dois desaires face aos gauleses, por 94-56 em Dijon (24 de fevereiro) e por 56-69 em Matosinhos (27).

Lista dos 14 convocados:

Bases: Diogo Brito (CB Morón, Esp), Diogo Ventura (Sporting), Francisco Amarante (FC Porto), José Barbosa (Benfica), Pedro Bastos (Ovarense) e Rafael Lisboa (Spirou Charleroi, Bel).

Extremos: Diogo Araújo (Sporting), Gonçalo Delgado (Bàsquete Girona, Esp), João Guerreiro (Oliveirense), Miguel Queiroz (FC Porto), Vladyslav Voytso (FC Porto) e Nuno Sá (CAB Madeira).

Postes: Daniel Relvão (Sporting) e Ricardo Monteiro (Oliveirense).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Governo avança com "plano de contingência" nas urgências para os meses de verão

Governo avança com "plano de contingência" nas urgências para os meses de verão

Próximo Artigo
Seleção feminina inicia preparação para europeu com “espírito de grupo fantástico”

Seleção feminina inicia preparação para Europeu com “espírito de grupo fantástico”

Artigos Relacionados