Arquivo

Navio patrulha ‘made in’ Viana chegou a Angola após duas semanas de navegação

No âmbito da iniciativa “Mar Aberto”
Navio patrulha 'made in' viana chegou a angola após duas semanas de navegação

Já está ao largo de Angola o navio-patrulha oceânico (NRP) “Viana do Castelo”, construído nos estaleiros navais da capital do Alto Minho. O NRP Viana do Castelo, da Marinha portuguesa, chegou no dia 26 a Angola, integrado na missão no âmbito da iniciativa “Mar Aberto”, na Costa Ocidental Africana. Esta chegada marca o início de um conjunto de atividades previstas no âmbito desta missão, informa a Marinha portuguesa.

Com mais de 3.500 milhas percorridas, num trânsito que ficou marcado pela passagem da linha do Equador no dia 21 de abril e com as diversas ações de treino próprio realizadas durante este período, o navio garantiu ainda o treino da equipa do pelotão de abordagem dos Fuzileiros, bem como a realização de operações de voo com o veículo aéreo não tripulado “Spyro”, do destacamento de drones da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha Portuguesa.

Navio patrulha 'made in' viana chegou a angola após duas semanas de navegação
Foto: Marinha
Navio patrulha 'made in' viana chegou a angola após duas semanas de navegação
Foto: Marinha

De acordo com uma nota publicada pelas Forças Armadas portuguesas, a estadia e as atividades agendadas para o porto de Lobito e Luanda “visam contribuir para o reforço dos laços entre Angola e Portugal, dando ainda a conhecer as capacidades e valências de um dos navios mais recentes da Marinha, para a Defesa de Portugal no Mar”.

O Navio Patrulha Oceânico “Viana do Castelo” é comandado pelo Capitão-de-fragata Hugo Miguel Paciência da Silva e conta com um total de 55 militares embarcados.

Navio patrulha 'made in' viana chegou a angola após duas semanas de navegação
Foto: Marinha

Para além da guarnição, estão a bordo um Oficial Médico Naval, uma equipa do Pelotão de Abordagem dos Fuzileiros constituída por cinco militares, um destacamento da esquadrilha de helicópteros constituído por três militares e preparado para operar com Veículos Aéreos Não Tripulados (drones) e uma equipa do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º2, constituída por dois militares.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Treinador do belenenses sad realça "dinâmicas interessantes" do sc braga

Treinador do Belenenses SAD realça "dinâmicas interessantes" do SC Braga

Próximo Artigo
Taxas moderadoras do sns acabam em junho, com exceção das urgências não referenciadas ou sem internamento

Taxas moderadoras do SNS acabam em junho, com exceção das urgências não referenciadas ou sem internamento

Artigos Relacionados