Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Navio oceânico construído em Viana é dos mais ecológicos da Europa

MS World Explorer

em

MS World Explorer na Islândia. Foto: Facebook de Mário Ferreira

O MS World Explorer, primeiro navio oceânico totalmente construído em Portugal, está no top 20 da lista de embarcações de cruzeiro menos poluentes da Europa elaborada pela Natural and Biodeversity Conservation Union.

O navia que deixou o porto de Viana do Castelo no dia 01 de agosto para fazer a primeira viagem pelos mares do Norte da Europa é considerado o 19.º navio de cruzeiro menos poluente da Europa, numa lista que conta com 88 unidades.

Com investimento de 70 milhões de euros da Mystic Invest de Mário Ferreira, é o primeiro de uma série de três já encomendados. Foi batizado em abril nos estaleiros da WestSea e deveria ter zarpado em maio, mas a partida aconteceu a 01 de agosto. Tem 126 metros de comprimento e capacidade para 200 passageiros e 110 tripulantes.

Visita ao interior do primeiro navio oceânico 100% construído em Viana do Castelo

Partiu recentemente para os Fiordes da Noruega e para o mar do Norte. Depois regressa a Portugal para “preparar a travessia transatlântica até ao Brasil, a caminho da Antártida onde o navio português irá realizar cruzeiros de expedição, no final deste ano”, de acordo com Mário Ferreira.

Anúncio

Alto Minho

Esperados 2.500 atletas, de 22 países, nas seis provas do Grande Trail Serra d’Arga

Organização Carlos Sá Nature Events

em

Cerca de 2.500 atletas são esperados nas seis provas do Grande Trail Serra d’Arga 2019 que vai acontecer no fim-de-semana, informou a Cãmara de Viana do Castelo.

O evento desportivo tem confirmada a presença de atletas oriundos de 22 países, com destaque para Portugal, Espanha, Cabo Verde e França.

Organizado por Carlos Sá Nature Events e apoiado pelos municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e patrocinadores, a evento inclui o GTSA Ultra Trail 55 quilómetros, Trail Longo 37 e 27 quilómetros, Trail Curto 17 quilómetros, caminhada 12 quilómetros e Trail Jovem.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Detetada lixeira ilegal na margem do rio Lima em Viana

Caso vai ser denunciado à APDL

em

O comandante da capitania de Viana do Castelo disse hoje ter sido identificada uma lixeira ilegal, em zona portuária, na margem esquerda do rio Lima, em Darque, cuja existência vai ser comunicada à APDL, autoridade administrante do espaço.

“Foi localizada uma grande quantidade de entulho, desde tijolos, pedaços de cimento, e sanitários. Vai ser levantado o auto de notícia e remetido à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), entidade administrante daquela área integrada na zona portuária”, adiantou Sameiro Matias.

O comandante da capitania de Viana do Castelo acrescentou que, “paralelamente, estão a ser desenvolvidas diligências para tentar apurar o responsável pela descarga de entulho”.

O caso foi hoje denunciado, hoje, através de redes sociais por um blogue local (Olhar Viana do Castelo) que divulgou fotografias do depósito de entulho naquela zona situada junto ao porto de mar e, nas proximidades da praia do Cabedelo, na freguesia de Darque.

Continuar a ler

Viana do Castelo

8.ª caminhada “Passos de Memória”, em Viana, inclui percurso equestre Lanheses-Montaria

No próximo dia 28 de setembro

em

Foto: Ilustrativa / DR

A 8ª caminhada “Passos de Memória” vai realizar-se no dia 28 com um percurso equestre, entre Lanheses e Montaria, sendo que o prazo para inscrições decorre a partir de quinta-feira, informou hoje a Câmara de Viana do Castel.

A caminhada “Passos de Memória” – Percurso Equestre Lanheses-Montaria (Serra de Arga), está integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município.

O percurso equestre “vai realizar a subida da vertente meridional da Serra de Arga, em direção à aldeia serrana da Montaria, partindo da margem direita do rio Lima, junto ao cais onde outrora acostavam as embarcações vindas do lugar da passagem, estabelecendo a ligação entre Moreira de Geraz do Lima e Lanheses”.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e cujo prazo começa na quinta-feira, a partir das 13:00.

Continuar a ler

Populares