Era só um teste e acabou de uma forma nada simpática, tendo em conta que se trata da nave com que a NASA quer enviar humanos à Lua já em 2025, na terceira missão Artemis. A nave Starship, da Space X, explodiu esta quarta-feira cerca de quatro minutos depois de ter sido lançada durante o primeiro teste.
O acidente aconteceu durante o desacoplamento entre nave e foguetão, que não chegou a acontecer como seria suposto, acabando o foguetão (meio de transporte propulsor que leva a nave acoplada para o espaço) por explodir, arrastando consigo a preciosa nave de Elon Musk.
Apesar do desfecho, na sede da Space X, no Texas, ouviram-se muitos aplausos, pois o lançamento em si acabou por correr bem, uma vez que a nave chegou a atingir a altitude desejada, batendo o principal problema que os técnicos e engenheiros aeroespaciais tinham de enfrentar – a gravidade.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos e o teste de hoje ajuda-nos a melhorar a fiabilidade do Starship no objetivo da SpaceX de tornar a vida multiplanetária”, escreveu a empresa no Twitter.
Para além de ser a nave com que Musk quer levar o humano à Lua, esta é também a primeira versão daquele que poderá ser o meio de transporte da Space X para as futuras missões ao planeta Marte.