Seguir o O MINHO

Desporto

Náutico de Ponte de Lima sagra-se campeão nacional de clubes pela 13.ª vez consecutiva

Canoagem

em

Foto: Divulgação / CN Ponte de Lima

O Clube Náutico de Ponte de Lima revalidou o título de Campeão Nacional de Clubes, na sequência da divulgação do respetivo ranking pela Federação Portuguesa da Canoagem.

Este foi o décimo terceiro ano consecutivo este troféu, depois de conquistar um total de 635 pontos, no somatório da sua participação nas diferentes disciplinas da modalidade.

Em comunicado, aquela estrutura desportiva destaca o “domínio” da canoagem nacional desde 2007, “afirmando-se como o maior clube português de canoagem, tando ao nível do número de títulos conquistados, como do número de atletas federados”.

Na segunda posição, em 2019, surge o Clube Náutico de Prado, do concelho de Vila Verde, com um total de 518 pontos, à frente do Gemeses, do concelho de Esposende, com 450 pontos, que regressou este ano ao pódio, ultrapassando o CC Amora, que em 2018 ocupou esta posição e que em 2019 desce para o quarto lugar.

Ainda no top 10 do ranking surge o Clube Náutico de Crestuma a ocupar a mesma posição de 2018, o quinto lugar, seguido do Vilacondense que supera o Darque Kayak, equipa de Viana do Castelo que terminou o nacional em sétimo.

Coletivamente, o Nautico de Ponte de Lima venceu os campeonatos nacionais de Fundo, Velocidade e Esperanças, assim como as Taças de Portugal de Maratona, Tripulações e Velocidade. Sagrou-se ainda Campeão Regional de Maratona, Fundo e Esperanças.

Na mesma ocasião, pela Federação Portuguesa de Canoagem, foi ainda divulgado o ranking de medalhas em Taças de Portugal, cuja vitória pertenceu também ao Clube Náutico de Ponte de Lima.

No ranking de medalhas em campeonatos nacionais, foi o Clube Náutico de Prado a vencer, seguido do Gemeses, com o clube limiano a conquistar o terceiro lugar do pódio.

Escolas querem aproximar mais estudantes do rio Lima

O Município de Ponte de Lima e o Clube Náutico de Ponte de Lima assinaram, no último fim-de-semana, um protocolo de cooperação, na presença dos diretores e representantes dos quatro agrupamentos de escolas do concelho.

Direção do CNPL. Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

Este protocolo orienta-se segundo três vetores, nas palavras do presidente da Câmara: o da “preservação ambiental”, o do “incentivo da canoagem enquanto modalidade estratégica para o concelho e também para o Clube Náutico”, e o da “formação desportiva dos estudantes do concelho”.

Segundo o autarca, “Ponte de Lima tem um conjunto de infraestruturas e equipamentos desportivos, afetos às escolas, que é seguramente um excelente exemplo de que a escola não se pode nem deve circunscrever apenas às salas de aula”.

O protocolo, que dota o CNPL de uma verba de 30 mil euros, é destinado aos alunos do 1.º, 2.º, e 3.º ciclo dos agrupamentos de escolas de Arcozelo, António Feijó, Ponte de Lima e Freixo,

Assinatura do protocolo. Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

A aproximação dos jovens ao Rio, constitui-se base do projeto, que almeja que os jovens “se sintam bem no Rio, e que possam usufruir daquilo que o Rio lhes dá”, apontou o professor João Carlos Gonçalves, presidente da direção do Clube Náutico de Ponte de Lima.

“Se com base nessa fruição também conseguirmos atletas para representar, ou praticar a modalidade da canoagem no clube, tanto melhor, e isso tem sido conseguido graças à visão do  município, que percebeu que havia aqui um potencial muito grande na formação de jovens atletas, mas também de jovens com sensibilidade ambiental para proteger o rio Lima”, acrescentou.

Anualmente, o CNPL recebe cerca de 4 mil alunos, do pré-escolar ao secundário.

Anúncio

Futebol

Ex-árbitro da I Liga reforça estrutura do Vitória SC

Jorge Ferreira

em

Foto: dolhonarbitragem.blogspot.com / DR

O ex-árbitro Jorge Ferreira da Associação de Futebol de Braga irá assumir funções como assessor para assuntos de arbitragem no Vitória SC, anunciou, esta sexta-feira, o jornal O JOGO.

Segundo este jornal, Jorge Ferreira irá exercer a função de consultor e formador de dirigentes e elementos do plantel.

O antigo árbitro não é estranho a este tipo de tarefas, já que, em 2018 realizou um papel semelhante na estrutura do Leixões SC que na altura o apontou para desempenhar o papel de conselheiro da SAD leixonense nas questões relacionadas com a arbitragem.

 

Continuar a ler

Futebol

Vitória quer regressar aos triunfos (e tem um ‘recado’ para o país)

I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O Vitória SC quer regressar hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, no jogo inaugural da 22.ª jornada, marcado para as 20:30, frente ao Desportivo das Aves.

Vitória, oitavo, com 28, perdeu na jornada passada na receção ao FC Porto, por 2-1, num encontro marcado pelo abandono do relvado de Marega, na sequência de insultos racistas.

A jogar em casa, o Desportivo das Aves, 18.º e último classificado, com 13 pontos, procura voltar aos triunfos, depois de dois jogos sem vencer.

O Vitória SC pode subir provisoriamente ao sétimo lugar, caso vença o encontro, enquanto os avenses deixam a última posição se somarem os três pontos.

O jogo será o primeiro depois do polémico caso com Marega. Durante a última semana, foram várias as vozes vitorianas que se levantaram contra as acusações de racismo.

Nos últimos dois dias, a cidade acordou com tarjas colocadas por adeptos do clube onde é sublinhado que não se tratou de um caso racista, mas sim de bairrismo.

“É algo que este país não percebe”, disse um dos elementos da claque White Angels, a O MINHO.

O mesmo adepto apoia-se nas palavras de várias glórias, de ascendência africana, que negam a existência de racismo por entre adeptos ou clube.

Todavia, são já várias as entidades que avançaram com queixas, existindo já inquéritos do Ministério Público em curso.

Programa da 22.ª jornada:

– Sexta-feira, 21 fevereiro:

Desportivo das Aves – Vitória SC, 20:30

– Sábado, 22 fevereiro:

Tondela – Rio Ave, 18:00

Belenenses SAD – Marítimo, 20:30

– Domingo, 23 fevereiro:

Paços de Ferreira – Famalicão, 15:00

Moreirense – Santa Clara, 15:00

Sporting – Boavista, 17:30

SC Braga – Vitória de Setúbal, 20:00

FC Porto – Portimonense, 20:30

– Segunda-feira, 24 fevereiro:

Gil Vicente – Benfica, 19:30.

Continuar a ler

Futebol

“Os adeptos do Vitória não são racistas”, diz Tapsoba

“Foi uma incompreensão”

em

Foto: DR

O ex-jogador do Vitória SC, Tapsoba, saiu em defesa dos adeptos vimaranenses depois do episódio de racismo com Marega referindo que estes “não são racistas.”

Atualmente no Bayer Leverkusen, da Alemanha, o defesa central do Burkquina Faso defrontou Marega no jogo contra o FC Porto da última quinta-feira.

Nas entrevistas após o jogo, Tapsoba, mostrou compreensão por ambas as partes afirmando que tudo não passou de um problema de “incompreensão”.

“Os adeptos do Vitória não são racistas. Foi uma incompreensão. O Marega jogou lá. As pessoas fazem tudo para ganhar. Procuram desequilibrar os adversários. Mas, eu não acredito que os adeptos do Vitória sejam racistas. Não falei disso com o Marega no jogo. Mas foi muito feio para o futebol. É importante dizer não ao racismo”, concluiu”.

Continuar a ler

Populares