Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Nasceu o segundo bebé de mãe infetada no Hospital de São João no Porto

Covid-19

em

Foto: afiliacoe.med.up.pt / DR

Nasceu, esta quinta-feira, no hospital de São João, no Porto, o segundo bebé filho de uma mulher infetada com o vírus da covid-19, disse à Lusa fonte oficial daquela unidade hospitalar.


O menino nasceu de cesariana, esta madrugada, e tanto a mãe como o filho “estão bem”, acrescentou a mesma fonte do Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ).

O bebé – o segundo de uma mãe infetada com o novo coronavírus a nascer no Hospital de São João, no espaço de quase uma semana – vai agora realizar um teste para se apurar se está infetado.

A 17 de março nasceu o primeiro bebé – uma menina – de uma mulher com o novo coronavírus no país e os dois testes que lhe foram realizados deram negativo para a infeção.

Na sexta-feira, Henrique Soares, neonatologista do CHUSJ, assegurou que aquela unidade hospitalar está “preparada” para casos de grávidas infetadas pelo novo coronavírus que causa a doença covid-19, a qual não coloca as gestantes em grupo de risco.

“As equipas estão preparadas quer as médicas, quer as de enfermagem, quer a de obstetrícia, quer as da neonatologia. Estabeleceram-se circuitos próprios para as grávidas Covid-19 positivas ou suspeitas e para as grávidas normais”, disse o neonatologista.

Em Portugal, de acordo com o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registam-se 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas.

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com cerca de 240.000 infetados, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 7.503 mortos em 74.386 casos registados até hoje.

Anúncio

Aqui Perto

Camião arde na A28

Ocorrência

em

Foto: O.S. VIgilantes na Estrada / Facebook

Um camião incendiou-se ao início da tarde desta terça-feira na A28, no sentido Viana do Castelo – Porto, na zona de Estela, Póvoa de Varzim.

A situação obrigou ao corte parcial da via.

O pesado transportava ração para gado.

Vídeo partilhado no Grupo ‘Operação Stop – Viana do Castelo’

Os Bombeiros da Póvoa de Varzim foram acionados para o local.

O alerta foi dado às 13:20.

Pelas 13:58, o fogo já estava extinto, após o que os bombeiros procederam à remoção do material que não ardeu.

Acorreram ao local elementos das corporações dos bombeiros da Póvoa de Varzim e de Fão.

Notícia atualizada às 15h13.

Continuar a ler

Aqui Perto

Opel Tigra arde na A28, sentido Porto-Viana

Incêndio rodoviário

em

Foto: Ana Moreira / Facebook

Uma viatura ligeira foi alvo de incêndio ao início da noite deste domingo, na A28, sentido Porto-Viana, disse a O MINHO fonte do CDOS do Porto.

O carro, um Opel Tigra, sofreu uma ignição de incêndio por motivos ainda por apurar, ficando parcialmente destruído pelas chamas.

Ao local acorreram os Bombeiros de Matosinhos – Leça com uma viatura de combate a incêndios.

Não há feridos a registar.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Aqui Perto

Nuvem ‘Arcus’ abrilhantou o pôr do sol na Póvoa de Varzim

Meteorologia

em

Foto: FAMATV

Uma nuvem ‘Arcus’ foi registada por vários cidadãos ao início da noite deste sábado, na Póvoa de Varzim.

Este fenómeno é geralmente associado a uma nuvem baixa e horizontal que aparece como “frente de rajada” à saída de uma tempestade, segundo a Wikipédia.

Foto: Vasco Linhares

“Algumas das formações arcus mais dramáticas marcam as frentes de raios dos sistemas convectivos que produzem direito. As nuvens de rolo também podem surgir na ausência de tempestades, formando ao longo das curvas de ar frio superficial de alguns limites da brisa do mar e frentes frias”, refere a mesma fonte.

Foto: Jukka Ferraz

Recorde-se que este sábado, apesar das temperaturas acima dos 30 graus, há uma elevada carga de trovoada um pouco por todo o país, formando nuvens características de tempestade.

Continuar a ler

Populares