NASA consegue produzir oxigênio em Marte

Foto: NASA

A NASA anunciou que conseguiu gerar oxigênio a partir da atmosfera de Marte, que é composta por grandes quantidades de dióxido de carbono.

A produção foi feita a partir do dispositivo Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (Moxie), instalado no rover Perseverance, que foi lançado pela Agencia Espacial Norte-Americana em julho de 2020 e aterrisou em fevereiro de 2021.

“O desempenho impressionante da Moxie mostra que é possível extrair oxigénio da atmosfera de Marte – oxigénio que poderia ajudar a fornecer ar respirável ou propulsor de foguetões aos futuros astronautas”, disse a administradora adjunta da agência espacial, Pam Melroy.

Segundo uma nota da Nasa, o Moxie conseguiu criar oxigênio 16 vezes seguidas, e que num período de dois anos, produziu um total de 122 gramas do elemento, o suficiente para um cão respirar durante 10 horas.

No seu modo mais eficiente, o Moxie chegou a produzir 12 gramas de oxigênio em uma hora, o dobro do objetivo inicial da NASA, e com uma pureza de 98% ou mais.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x