“Não normalize a violência”, apelam idosos de Viana

O Centro de Convívio de Nossa Senhora do Socorro, em Viana do Castelo, assinalou no dia 25 de novembro o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, produzindo mensagens e cartazes que depois partilharam com os mais jovens.

O objetivo desta iniciativa, dá conta Edite Costa, é “contribuir para a mudança desta realidade e sensibilizar os mais jovens para o tema”.

Por isso, “foi desenvolvida uma pequena campanha de sensibilização” que “contou com a participação de idosos residentes em estruturas residenciais para idosos e frequentadores do centro de convívio em Viana do Castelo”.

Edite Costa explica que “através de mensagens e cartazes elaborados pelos seniores, o intuito era transmitir a importância do respeito, da igualdade de género e da erradicação da violência contra as mulheres”.

“Os participantes dessa campanha demonstraram um forte empenho em fazer a diferença e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres”, realça a responsável.

O centro acredita que “pequenas iniciativas como esta campanha podem gerar grandes impactos na forma como a sociedade encara a violência contra as mulheres”.

“Através do diálogo intergeracional e do apoio mútuo, esperamos conseguir alterar as mentalidades e garantir um futuro melhor para as gerações vindouras”, prossegue Edite Costa, lembrando que a “eliminação da violência contra as mulheres é uma responsabilidade coletiva e é fundamental que todos se unam para promover a mudança necessária”.

“A mudança começa em cada um de nós e esta data serve como um lembrete de que ainda há muito trabalho a ser feito. Juntos, podemos fazer a diferença. Vamos quebrar o ciclo da violência e construir uma sociedade mais segura, justa e igualitária para todas as mulheres”, concluiu.

Segundo a Organização das Mulheres de Portugal, já foram assassinadas 25 mulheres em 2023. Desses casos, 15 foram classificados como femicídios, o que significa que as vítimas foram mortas pelos parceiros ou ex-parceiros em relações de intimidade.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Natal chega a Fafe na sexta-feira

Próximo Artigo

Valença: Maria Celeste fez 100 anos e recebeu prenda do presidente da Câmara

Artigos Relacionados
x