Seguir o O MINHO

Braga

Nacional do PS indica Hugo Pires como candidato à Câmara de Braga

Decisão não é pacífica

em

Foto: DR / Arquivo

A direção nacional do PS comunicou, na quinta-feira, à secção concelhia de Braga que o atual deputado e ex-vereador local, o arquiteto Hugo Pires é o nome escolhido para candidato às próximas eleições autárquicas.

Contactado a propósito, Hugo Pires confirmou que essa foi a indicação dada pelo Secretariado Nacional, mas ressalvando que não esteve na reunião entre os dois órgãos.

Hugo Pires afirmou que já tinha manifestado publicamente a sua disponibilidade para assumir a candidatura, acrescentando que vai “trabalhar para unir o partido em Braga, de modo a que a sua candidatura seja abrangente”.

O MINHO tentou contactar o presidente da secção, o vereador Artur Feio, sem sucesso até ao momento.

Decisão não é pacífica

Na quinta-feira à noite, o Secretariado da Secção reuniu-se, ainda que informalmente, para debater o assunto, tendo uma fonte socialista dito que o órgão prefere Artur Feio como candidato, sendo previsível que tome uma posição pública sobre o assunto.

Na próxima terça-feira reúne-se a Comissão Política da secção, para debater o tema. Ao que soubemos, há alguma contestação ao nome de Hugo Pires, e à ‘imposição’ a partir de Lisboa.

A escolha de Hugo Pires segue-se a um inquérito de opinião feito em Braga por encomenda da Direção nacional socialista – que não assumiu a forma de sondagem legal – na qual a maioria dos inquiridos disse que Pires era o mais conhecido e o preferido como cabeça de lista dos socialistas.

O modo com o inquérito foi interpretado é posto em causa por Artur Feio e pelos seus apoiantes.

Hugo Pires não tem apoio do ex-presidente, Mesquita Machado, que prefere Artur Feio.

Até agora, a Federação Distrital liderada por Joaquim Barreto não se pronunciou sobre o processo.

Populares