Cerca de 200 participantes entre os três e os 95 anos de idade participaram, na manhã desta quinta-feira, numa desfolhada intergeracional e inclusiva, na Quinta Pedagógica de Braga
Em comunicado, a autarquia refere que a iniciativa, inserida na Festa das Colheitas, reuniu várias instituições bracarenses como a EB Bracara Augusta, o Colégio João de Deus, Instituição Iris e Fundo Social de Braga.
Ao som da música popular, os participantes cumpriram a tradição num ambiente de partilha de conhecimentos e de boa disposição.
O vereador do Ambiente, Altino Bessa, também esteve presente e considerou que se trata de uma iniciativa de grande importância para as várias gerações de bracarenses. “Enquanto aos mais pequenos damos a conhecer esta tradição tão típica da nossa região, partilhando saberes ancestrais, aos maiores proporcionamos memórias de tempos idos, trazendo lembranças únicas”, afirmou o vereador citado no comunicado.
Altino Bessa llembrou ainda que a iniciativa traz também benefícios ao nível da economia circular: “O milho não sai da Quinta Pedagógica. O milho é aqui semeado, fazemos a colheita, a desfolhada, secamos o milho, vamos malhar o milho, vamos triturá-lo e depois é consumido pelos animais da Quinta”.
O contacto com a natureza e com as tradições típicas da região minhota foi o mote para esta Festa das Colheitas, que previa ainda uma vindima, mas que não se realizou devido às condições atmosféricas.