Municípios do Cávado investem na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar

Municípios do cávado investem na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar
Foto: Lusa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado investiu 226 mil euros num projeto de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, que definiu 27 novas medidas a implementar nos seis municípios que a integram, foi hoje anunciado.

Segundo Daniela Gomes, coordenadora da unidade de políticas sociais da CIM do Cávado, do projeto resultaram ainda um selo municipal e um guia de boas práticas para a igualdade e conciliação.

“No conjunto dos seis municípios da CIM [Braga, Barcelos, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro e Esposende], foram definidas 27 novas medidas, complementares às que já vinham sendo postas em prática”, adiantou.

Daniela Gomes falava no seminário final do projeto “Cávado + Igual”, promovido pela CIM Cávado, em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa, através da Unidade de Investigação, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, e com o KUN Centre for Equality and Diversity, da Noruega.

Entre as novas medidas propostas, consta, desde logo, a possibilidade de concessão de meio dia por mês aos trabalhadores para tratar de assuntos pessoais.

Outras medidas são a atribuição de dispensas de serviço de meio dia no aniversário dos filhos até aos 12 anos e de meio dia para acompanhamento dos filhos até aos 20 anos nas fases de transição de níveis de ensino.

A existência de cantina para trabalhadores a um preço acessível e de espaço ou equipamentos para quem prefere levar a própria refeição é outra das medidas.

Do rol de novas medidas, fazem ainda parte a criação de um gabinete de saúde e bem-estar e a implementação de ginástica laboral, seja nas instalações do município seja ‘online’ no posto de trabalho, e de um programa de férias escolares a baixo custo para descendentes entre os 6 e os 14 anos.

Do projeto, que decorreu durante três anos, resultou a criação de um documento estratégico intermunicipal, que vai balizar a atuação dos municípios na área da igualdade e da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar dos funcionários.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Conceição descarta conflito com departamento médico por pepe

Conceição descarta conflito com departamento médico por Pepe

Próximo Artigo
Escritor galego vicente vázquez vidal vence prémio literário nortear

Escritor galego Vicente Vázquez Vidal vence prémio literário Nortear

Artigos Relacionados