Connect with us

Municípios do Cávado e GNR combatem burlas a idosos e acidentes com peregrinos

Braga

Municípios do Cávado e GNR combatem burlas a idosos e acidentes com peregrinos

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e a GNR de Braga assinaram um acordo de cooperação para prevenir burlas a idosos, evitar acidentes com peregrinos e diminuir os furtos em feiras e romarias.

Segundo Ricardo Rio, presidente da CIM Cávado, este protocolo traduz um relacionamento de proximidade entre as instituições públicas, que beneficia a população no seu todo.

“O objetivo passa por articular diariamente aspetos relacionados com o acesso à informação e partilha de dados que permita, bebendo dessa informação recolhida, garantir a otimização das condições de segurança dos cidadãos”, referiu.

Sublinhou tratar-se de um ponto de partida para projetos “mais ambiciosos e abrangentes” a desenvolver no futuro.

“Este acordo tem o mérito de proteger as pessoas mais vulneráveis, no caso os idosos, e de intervir em contextos específicos da região, como o são as feiras e eventos ou as peregrinações religiosas”, acrescentou.

No caso das peregrinações, as atenções estão centradas nas que têm como destino S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro.

De acordo com o comandante territorial da GNR de Braga, Tinoco Ferreira, esta aproximação entre as duas instituições tem “inúmeros benefícios”.

“Há sempre aspetos a aperfeiçoar no que se refere às condições de segurança, tranquilidade e bem-estar das populações. A GNR tem total abertura para, através de sinergias como esta, desenvolver um trabalho cada vez melhor”, afirmou.

Nesse sentido, com este acordo, a CIM Cávado compromete-se a apoiar institucionalmente a GNR nas campanhas de informação e sensibilização, a preparar os conteúdos informativos de apoio às campanhas e, sempre que possível, a acompanhar as ações de sensibilização no terreno.

Mais em Braga

Bitnami