Arquivo

Municípios do Cávado com mais de 1 milhão de euros para formar trabalhadores da administração local

“Cávado Qualifica 2030″
Municípios do cávado com mais de 1 milhão de euros para formar trabalhadores da administração local
Foto: DR

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado viu aprovada a candidatura do projeto “Cávado Qualifica 2030 – Plano de Formação Intermunicipal do Cávado”, apresentada em copromoção com a TecMinho, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-80 – Competências e Qualificações na Administração Local (IT).

Com um investimento global de 1.024.115,29 euros, cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu+, o projeto prevê a realização de 104 ações formativas entre 2025 e 2029, abrangendo o universo municipal de trabalhadores dos seis municípios que integram a NUT III Cávado.

Em comunicado, a CIM do Cávado, que integra os municípios de Braga, Barcelos, Amares, Terras de Bouro, Esposende e Vila Verde, explica que são destinatários elegíveis os trabalhadores no exercício de funções públicas afetos a entidades da administração local, bem como os titulares de cargos públicos e outros colaboradores que desempenhem funções com reporte funcional às entidades da administração local, nomeadamente prestadores de serviços.

O programa incidirá em áreas estratégicas como educação e inovação social, ambiente e proteção civil, bibliotecas, informática e competências digitais, direito, desenvolvimento humano, gestão e organização de serviços, modernização administrativa, cultura, turismo e línguas.

Para o secretário executivo da CIM Cávado, Rafael Amorim, a aprovação da candidatura representa “um passo decisivo na valorização do capital humano da Administração Local”.

“O Cávado Qualifica 2030 não é apenas um plano de formação, é uma estratégia de desenvolvimento territorial. Ao capacitar os trabalhadores municipais, estamos a reforçar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, a promover a inovação e a preparar os nossos municípios para os grandes desafios da transição digital, das alterações climáticas e da coesão social”, salienta, citado no comunciado.

O responsável acrescenta ainda que “a consolidação de um plano intermunicipal, construído em rede e com partilha de recursos, é um sinal claro de que juntos conseguimos ir mais longe, aumentando a eficiência, reduzindo custos e, acima de tudo, potenciando a qualidade do serviço público local”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ar aprova propostas de combate ao cibercrime e conteúdos terroristas 'online' na generalidade

AR aprova propostas de combate ao cibercrime e conteúdos terroristas 'online' na generalidade

Próximo Artigo
Braga open regressa entre 28 de setembro e 05 de outubro

Braga Open regressa entre 28 de setembro e 05 de outubro

Artigos Relacionados