Seguir o O MINHO

Alto Minho

Município galego promove em Viana festa do polvo que espera 100 mil visitantes

em

O município de Carballiño, em Ourense, Galiza, que veio esta quinta-feira até Viana do Castelo, para promover a Festa do Polvo, espera receber na edição de 2016 mais de 100 mil visitantes no dia 14 de agosto.

“A Festa do Polvo é a romaria maior da Galiza. Tal como a Romaria d’Agonia, na Galiza nós temos a Festa do Polvo, que junta 100 mil pessoas em torno deste produto, que é um eixo central da nossa economia”, afirmou o presidente da Câmara de Carballiño, Francisco Fumega Piñeiro.

O autarca galego, que falava na Praça da República, em Viana do Castelo, durante uma sessão de degustação de polvo, adiantou que o evento gastronómico irá dedicar um dia à promoção da Romaria da Agonia.

“Apostaremos também em potenciar a romaria mais importante de Portugal, a Senhora d’Agonia. Vamos levar alguns dos elementos mais importantes da vossa etnografia, como os cabeçudos, os bombos e, fundamentalmente, iremos garantir, também, uma cobertura pelo nosso gabinete de imprensa e televisão municipal”, revelou.

A Festa do Polvo vai decorrer no parque municipal da localidade galega, “com mais de 400 mil metros quadrados, e com capacidade para receber 1.200 pessoas”.

A festa é ainda conhecida pela pelo recorde no Guiness por servir “a maior tapa de polvo do mundo”, servida numa base de madeira com 5,25 metros de diâmetro e cerca de 630 quilos de polvo”.

“Todos os anos acrescentamos uns centímetros à tapa para manter o recorde mundial”, afirmou o autarca galego.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, presente na ação, sublinhou a “cooperação existente entre os diversos municípios” do Eixo Atlântico na promoção de eventos das duas regiões.

“No âmbito do Eixo Atlântico temos vindo a promover a cooperação entre os diversos municípios e a promover aquilo que de melhor têm no que diz respeito a festas e iguarias. Hoje fazemos a apresentação da festa do polvo e iremos levar uma delegação a Carballiño para apresentarmos as nossas Festas da Agonia”, afirmou.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares