Seguir o O MINHO

Ave

Município de Guimarães discute poluição do rio Ave

em

 O presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, agendou para esta sexta-feira a realização de uma reunião de acompanhamento e avaliação intercalar do Plano de Ação para o combate à poluição do rio Ave.

O encontro com os representantes das instituições envolvidas na gestão da bacia hidrográfica do Ave tem início às 14h30, nas instalações da Câmara Municipal de Guimarães.

“No início deste ano, Domingos Bragança tomou as diligências necessárias para se iniciar um processo de coordenação de esforços, reunindo todas as entidades competentes, ligadas direta ou indiretamente aos recursos hídricos”, refere a autarquia, acrescentando que “Guimarães agiu em conformidade, tendo como prioridade a promoção de políticas ambientais e do desenvolvimento sustentável, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a proteção dos recursos naturais, tendo em vista a sustentabilidade da candidatura da Capital Verde Europeia”.

O concelho de Guimarães integra-se na sua totalidade na sub-bacia hidrográfica do Ave, que possui uma área total de 1391 Km2. O rio Ave, com uma extensão de cerca de 90 km, atravessa sete concelhos, nomeadamente, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde. Com nascente na Serra da Cabreira, o escoamento anual na foz do rio Ave, em Vila do Conde, é de 1249 hectómetros cúbicos, em média. Estima-se que a sua bacia hidrográfica apresente uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos na ordem dos 100 hectómetros cúbicos, em regime regularizado.

Populares