Seguir o O MINHO

Famalicão

Município de Famalicão vai saber tudo o que se passa em tempo real

Smart Center será instalado no novo edifício adquirido pela autarquia

em

Foto: CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar para a criação de um Centro de Operações Global que vai permitir ao município ter acesso em tempo real a vários indicadores de leitura de ocorrências no concelho ao nível dos resíduos, dos consumos e falhas energéticas, mobilidade e trânsito, proteção civil, infraestruturas, entre outros, e que vai poder ser inclusivamente alimentado com as informações e os contributos dos cidadãos.

O Smart Center Famalicão será instalado no novo edifício que a autarquia adquiriu recentemente na Rua Dr. Francisco Alves, nas imediações dos Paços do Concelho, e vai permitir dotar a autarquia de melhores ferramentas de planeamento, gestão e previsão assente em informação credível, coerente e atualizada, promover a integração de atividades, aplicações e serviços relacionados com as cidades e minimizar os custos de operação da autarquia e maximizar a eficiência operacional dos diferentes prestadores de serviço.

Esta cooperação entre uma operadora e a autarquia possibilitará alavancar a inovação tecnológica dos serviços municipais, nomeadamente nas áreas da mobilidade, colaboração, eficiência energética e processos, tornando a cidade mais eficiente, próxima dos cidadãos e das suas necessidades, ao mesmo tempo que se contribui para um projeto consolidado de desenvolvimento local.

A plataforma de inteligência urbana será um integrador dos diferentes verticais de gestão da cidade/território de Vila Nova de Famalicão para suporte às operações e ao dia a dia do funcionamento do território.

Vai ser possível perceber, por exemplo, em tempo real, as fugas de água no ramal de abastecimento, os congestionamentos de tráfego, e as anomalias nas vias de comunicação e na iluminação pública.

“Tudo o que pudermos fazer para melhorar a eficiência da nossa gestão, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes no espaço público é, para nós, um objetivo superior a prosseguir e a utilização das novas tecnologias pode ser uma grande alavanca para a melhoria dos nossos serviços e das nossas respostas ao cidadão”, refere Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Populares