Município de Braga reforça apoio à Banda de Cabreiros

O Município de Braga promoveu o reforço do apoio concedido à Banda Musical de Cabreiros, a única agremiação deste género existente no concelho. Além de um fortalecimento do apoio financeiro anual, que passa agora a cifrar-se em 10.500 euros, a edilidade vai, ao longo do próximo ano, comparticipar a aquisição de instrumentos musicais em 7.500 euros.

No entender de Lídia Dias, vereadora da cultura, este reforço do apoio financeiro “é fundamental para assegurar o crescimento em número e qualidade da única filarmónica do concelho”.

“A Banda de Cabreiros desempenha um papel fundamental na formação de jovens músicos, permitindo o acesso à música a muitos bracarenses”, acrescenta.

Até 2013, o Município de Braga apoiava a Banda de Cabreiros com um subsídio anual de cerca de 7.100 euros, que não detinha qualquer contrapartida para o Município. A partir de 2015 o valor foi incrementado em 30%, sendo que o Município passa a dispor de três atuações da banda filarmónica a integrar no seu projeto de descentralização cultural.

A Banda de Cabreiros, Associação Cultural, Musical, Artística e Recreativa, foi fundada em Janeiro de 1843 com o nome de Banda Musical de S. Miguel de Cabreiros. A sua fundação é atribuída a João Martins Oliveira. Além da banda filarmónica com cerca de 60 elementos, detém uma escola de música com mais de três dezenas de alunos.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Parte da fatura com lixo em Guimarães será paga pelos sacos comprados pelos munícipes

Próximo Artigo

Empresa do setor das tintas de Famalicão aposta na “inovação” para gerar emprego

Artigos Relacionados
x