O Município de Braga promoveu o reforço do apoio concedido à Banda Musical de Cabreiros, a única agremiação deste género existente no concelho. Além de um fortalecimento do apoio financeiro anual, que passa agora a cifrar-se em 10.500 euros, a edilidade vai, ao longo do próximo ano, comparticipar a aquisição de instrumentos musicais em 7.500 euros.
No entender de Lídia Dias, vereadora da cultura, este reforço do apoio financeiro “é fundamental para assegurar o crescimento em número e qualidade da única filarmónica do concelho”.
“A Banda de Cabreiros desempenha um papel fundamental na formação de jovens músicos, permitindo o acesso à música a muitos bracarenses”, acrescenta.
Até 2013, o Município de Braga apoiava a Banda de Cabreiros com um subsídio anual de cerca de 7.100 euros, que não detinha qualquer contrapartida para o Município. A partir de 2015 o valor foi incrementado em 30%, sendo que o Município passa a dispor de três atuações da banda filarmónica a integrar no seu projeto de descentralização cultural.
A Banda de Cabreiros, Associação Cultural, Musical, Artística e Recreativa, foi fundada em Janeiro de 1843 com o nome de Banda Musical de S. Miguel de Cabreiros. A sua fundação é atribuída a João Martins Oliveira. Além da banda filarmónica com cerca de 60 elementos, detém uma escola de música com mais de três dezenas de alunos.