Arcos de Valdevez aderiu à iniciativa Pacto dos Autarcas, desafio lançado pela Comissão Europeia, que visa contribuir para a “Política dos Três Vintes”, ou seja, chegar ao ano de 2020 ultrapassando a meta de mais de 20% de eficiência energética, mais 20% de energias renováveis, e uma redução de 20% nas emissões de gases com efeito de estufa.
De acordo com nota informativa do Município, é esse objetivo e a orientação para a sustentabilidade dos sistemas energéticos que tem fomentado o aumento de investimentos em eficiência energética nos equipamentos e infraestruturas municipais.
Em 2014 e 2015 a Câmara Municipal investiu 394 351,26 euos em obras de melhoramento significativo em termos de rede de iluminação pública e de eficiência energética.
As intervenções constam de obras de ampliação, beneficiação e aplicação de tecnologia LED na Iluminação Pública, em edifícios municipais e instalações desportivas.
A EDP Distribuição, concessionária da rede de distribuição de energia elétrica, no primeiro trimestre de 2015, aplicou no concelho de Arcos de Valdevez o valor de 629.697,00€ em ampliação da rede de MT e BT e melhorias da iluminação pública.
Atualmente o Municipio apresentou uma candidatura para integrar o “Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial – Alto Minho 2020”, ao nível da eficiência energética, gestão inteligente da energia à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente nos edifícios públicos, e no setor da habitação”, sendo o investimento previsto para os próximos 3 anos, na ordem dos 900 mil euros.