Seguir o O MINHO

Braga

Município de Braga reforça cobertura da rede Wi-Fi no Centro Histórico

em

Foto: DR/Arquivo

O Município de Braga vai reforçar a cobertura da rede Wi-Fi instalada no Centro Histórico, em particular nas zonas de maior afluxo turístico. A medida resulta da aprovação da candidatura à ‘Linha de Apoio a Projectos WIFI em Centros Históricos’, disponibilizada pelo Turismo de Portugal e cujo contrato de incentivo, no valor de 50 mil euros, foi assinado este sábado na presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Na cerimónia realizada no Posto de Turismo, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, lembrou que o município tem vindo a apostar, desde 2014, no reforço da atratividade turística, procurando melhorar a experiencia dos visitantes nomeadamente através da disponibilização da rede wi-fi.

“A rede Wi-Fi tem-se revelado insuficiente tendo em conta o elevado fluxo de utilizadores de dispositivos móveis, pelo que sentimos que há margem de progressão. Neste momento, o Wi-Fi Braga tem cerca de 170 mil registos e uma média de cinco mil utilizadores mensais”, referiu o autarca Bracarense, salientando a importância que simplicidade e rapidez no acesso a conteúdos informativos assumem para os turistas.

Já o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, referiu que Braga constitui um “bom exemplo do crescimento do turismo”, um fato que, segundo o governante, é comprovado, não apenas pelo grande movimento sentido nas ruas da cidade, mas sobretudo pela captação de novos investimentos em unidades hoteleiras e serviços relacionados com o turismo.

Através desta linha de apoio, o Município de Braga vai melhorar e aumentar as zonas de acesso gratuito ao wi-fi. O projecto inclui intervenção na Praça Conde de Agrolongo, Praça Municipal, Jardim de Santa Bárbara, Praça da República e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), frequentada cada vez mais por turistas que procuram explorar Braga e a sua cultura.

A par de uma plataforma de gestão e direcionada para o turismo, será disponibilizada uma aplicação móvel, através da qual o município poderá, em tempo real, comunicar de modo rápido e fácil informações, publicitar notícias e eventos, pontos de lazer ou guias turísticos (o que visitar, onde comer, onde ficar, onde comprar).

Recorde-se que, além da zona histórica da cidade, o Wi-Fi Braga está disponível nas Piscinas da Ponte, no Parque Municipal de Campismo e Caravanismo, e Estádio Municipal.

A rede Wi-fi Braga permite o acesso à internet por todos computadores e dispositivos móveis de forma gratuita, bastando aos utilizadores efectuarem um registo simples.

Populares