O ex-Presidente norte-americano Donald Trump anunciou na noite de terça-feira a sua terceira recandidatura à Casa Branca e prometeu “trazer a América de volta”.
“A fim de tornar a América grande e gloriosa novamente estou a anunciar esta noite a minha candidatura à Presidência dos Estados Unidos”, disse o bilionário ao ser aplaudido por uma multidão na sua mansão em Mar-a-Lago, na Florida.
“Nunca houve um movimento como este no mundo, que compita com o que nós conseguimos fazer. O regresso da América começa agora”, acrescentou.
Trump entrou numa luxuosa sala repleta de apoiantes ao lado da mulher, Melania Trump, tendo sido apresentado como o “próximo Presidente dos Estados Unidos da América”.
O magnata recordou o primeiro mandato de forma idílica, descrevendo esse período como um país em paz, próspero e respeitado no cenário internacional.
Momentos antes do anúncio público, Trump já havia formalizado esta que é a terceira candidatura à Presidência, com um documento enviado à Comissão Eleitoral Federal norte-americana.
Trump tornou-se assim o primeiro político a oficializar a candidatura às eleições presidenciais de 2024.
O anúncio de Trump acontece num momento em que crescem sinais de relutância dentro do Partido Republicano em ver Trump regressar a uma corrida presidencial, já que muitos candidatos que apoiou nas eleições intercalares saíram derrotados nas disputas com os democratas.