A Continental, multinacional alemã com fábrica em Lousado, Famalicão, anunciou a criação da Sub-Região Ibérica, que integrará os mercados de Portugal e Espanha sob a liderança de Pedro Teixeira.
Nomeado diretor geral para Espanha em outubro de 2023, Pedro Teixeira acumulou desde então a responsabilidade do mercado português, consolidando agora a sua posição à frente da nova estrutura ibérica
Em comunicado, a Continental explica que “esta reorganização permitirá uma maior agilidade e flexibilidade na resposta a novas oportunidades de mercado e às exigências de um ambiente de negócios em constante evolução, bem como otimizar a experiência do cliente”.
“A colaboração dinâmica entre os mercados português e espanhol será central, mantendo-se a abordagem de vendas local, sendo Carlos Oliveira o responsável por todos os segmentos de produto em Portugal”, acrescenta o comunicado.
A multinacional adianta que, para as principais funções de suporte, será adotada uma abordagem centralizada, integrando algumas numa configuração regional. No entanto, todas as funções com interação direta com clientes serão mantidas a nível local, garantindo agilidade e adaptação às necessidades específicas de cada país.
“Com esta nova configuração sub-regional, a Continental Pneus pretende otimizar a experiência do cliente, aumentar a agilidade e o nível de serviço, fortalecer a estrutura organizacional em ambos os países e assegurar a proximidade e as vantagens competitivas dos dois mercados”, lê-se no comunicado.
Pedro Teixeira, diretor geral da Continental para a Sub-Região Ibérica, defende que “a criação desta Sub-Região representa um passo estratégico para a Continental, permitindo-nos alinhar de forma integrada as nossas operações e oferecer um serviço de elevada qualidade aos nossos clientes em Portugal e Espanha”.
“Estou confiante de que esta reestruturação fortalecerá a nossa posição no mercado ibérico e impulsionará o crescimento sustentável da marca em ambos os países”, afirma o responsável, citado no comunicado.
Maior capacidade e agilidade na distribuição em Portugal
A acompanhar esta reorganização, a Continental Pneus transferiu o seu armazém para um novo espaço em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira. Este novo espaço, com uma capacidade de armazenamento 30% superior à anterior e equipado com tecnologia de ponta, representa um investimento significativo no mercado português. “Esta mudança permite aumentar a capacidade de stock e uma armazenagem mais eficiente e sustentável do ponto de vista ambiental”, salienta o comunicado.
Desde o início de 2025, a Continental expandiu o serviço de entregas urgentes à zona do Grande Porto, permitindo entregas de pneus da manhã para a tarde ou da tarde para a manhã do dia seguinte. A empresa sublinha que “esta atualização oferece maior rapidez e conveniência, permitindo aos clientes otimizar a gestão do seu stock e responder com maior agilidade às solicitações do mercado”.
Fundada em 1871, a empresa tecnológica oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e económicas para veículos, máquinas, tráfego e transportes. Em 2023, a Continental gerou vendas de 41,4 mil milhões de euros e emprega atualmente cerca de 200.000 pessoas em 56 países e mercados.