Multinacional brasileira inaugura fábrica de 23,5 milhões em Santo Tirso (e cria mais 100 empregos)

No total já emprega mais de 800 pessoas
Foto: CM Santo Tirso

A multinacional brasileira WEG inaugurou, na passada quinta-feira, uma nova fábrica em Santo Tirso, que resulta de um investimento de 23,5 milhões de euros e cria 100 novos postos de trabalho (empregando agora mais de 800).

Fabricante de motores e equipamentos elétricos, a WEGEURO (‘braço’ europeu da multinacional brasileira) concentra toda a sua produção em Portugal no concelho de Santo Tirso, onde já investiu mais de 50 milhões de euros.

Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, citado em comunicado da autarquia, considera que a inauguração do Parque Industrial da WEGEURO representa “um momento histórico para o concelho e uma clara demonstração de confiança no potencial da nossa região e das nossas gentes”.

Alberto Kuba, CEO do Grupo WEG, corroborou as palavras do autarca, destacando que Santo Tirso passa a ser “a referência da WEG na Europa” e que a escolha da zona empresarial da Ermida se deveu “à boa localização” e, também, ao sucesso do investimento realizado com a primeira unidade, inaugurada em 2018.

“Como fomos muito bem-sucedidos com a instalação da primeira fábrica própria aqui na Ermida, decidimos avançar para esta segunda fase de investimento, que nos permitiu criar este parque industrial completo”, revelou.

A nova fábrica, designada por High Voltage Solutions Center, é dedicada ao fabrico de motores de média e alta tensão, variadores de frequência e arrancadores suaves de média e alta tensão, bem como serviços especializados para estes produtos.

O novo parque industrial abriga, também, atividades de pesquisa e desenvolvimento, além de um dos laboratórios de ensaio mais inovadores e avançados do mundo, com capacidade para realizar ensaios combinados de média e alta tensão de motores, variadores de frequência e arrancadores suaves.

Além da produção, a concentração da WEGEURO em Santo Tirso inclui, também, o WEG Business Services, onde estão centralizadas as operações financeiras e administrativas das filiais europeias do grupo. E, ainda, o Centro de Tecnologias da Informação para a Europa, reforçando a infraestrutura digital da empresa.

O presidente da Câmara de Santo Tirso defendeu que, “além de fortalecer a economia local, esta expansão da WEGEURO demonstra a confiança da empresa nas capacidades dos nossos recursos humanos e no ambiente de negócios favorável que este concelho proporciona”.

“Cada emprego gerado representa uma oportunidade para as famílias locais, para os nossos jovens e para o futuro da nossa comunidade”, acrescentou.

Alberto Costa sublinhou, ainda, a aposta do Município nas acessibilidades, enquanto “ponto fundamental para a atratividade do território e a captação de investimento”, destacando, neste particular, o projeto de construção de uma nova variante à Estrada Nacional 105, com uma extensão de seis quilómetros.

“O objetivo é ligar o nó da Autoestrada A3 (Santo Tirso / Trofa) e o nó da A41 (Água Longa), junto ao Vale do Leça, produzindo um efeito de bypass que libertará significativamente o troço Santo Tirso – Porto (A3)”, explicou.

Esta nova variante, adiantou o autarca, “irá, também, permitir libertar a rede viária perimetral da cidade do Porto (A20 / VCI), fundamentalmente quanto ao tráfego de veículos pesados de mercadorias proveniente do norte.”

“Com esta nova via pretendemos, assim, garantir a ligação à rede viária nacional de um conjunto de zonas empresariais localizadas em Santo Tirso, mas que possuem uma relevância supramunicipal, com particular enfoque para as zonas empresariais da Ermida e de Fontiscos”, concluiu Alberto Costa.

Já o CEO da WEGEURO fez questão de destacar a forma como a empresa foi recebida em Santo Tirso, sublinhando o papel da Câmara Municipal e, ainda, a qualidade dos trabalhadores. “São pessoas muito boas, muito trabalhadoras, pelo que se trata de uma parceria excelente entre setor público e setor privado”, disse, citado no comunicado da autarquia.

“Escolhemos Portugal, há muitos anos, para ser a nossa porta de entrada na Europa. Hoje, Santo Tirso, com esta nova fábrica, torna-se a referência da WEG em todo continente. Daqui vamo-nos expandir, não só produzindo motores elétricos, mas também estações de recarga”, revelou Alberto Kuba.

O Grupo WEG, com sede no Brasil, é um dos maiores fabricantes mundiais de motores e equipamentos elétricos. Está presente nos cinco continentes, contando com mais de 45 mil colaboradores e acima de 4.700 engenheiros. As 17 fábricas do grupo produzem mais de 60 mil motores diariamente.

“A presença desta multinacional em Santo Tirso enquadra-se na estratégia de desenvolvimento económico do concelho, onde se destaca a Zona Empresarial da Ermida que, no total, contabiliza já um investimento privado de 850 milhões de euros e mais de dois mil trabalhadores”, conclui a autarquia.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x