Arquivo

Multidão no último ‘adeus’ ao ex-comandante distrital da PSP de Braga que faleceu aos 59 anos

Henriques Almeida
Multidão no último 'adeus' ao ex-comandante distrital da psp de braga que faleceu aos 59 anos
Foto: Paulo Seabrete

O funeral do superintendente Henriques Almeida, de 59 anos, que por motivos de saúde deixou em junho de 2025 de ser o comandante distrital da PSP de Braga, mobilizou um elevado número de pessoas, a meio da tarde desta segunda-feira, no centro da cidade de Braga.

As cerimónias religiosas tiveram lugar na Capela de Santa Cruz, juntando-se muitas dezenas de pessoas, como profissionais da PSP e de outras forças e serviços de segurança, como a GNR, a Polícia Judiciária e a Polícia Municipal, de Braga, como das corporações de bombeiros da região, da Cruz Vermelha Portuguesa e de demais instituições de socorro.

Uma das individualidades presentes no funeral é o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, superintendente-chefe Luís Carrilho, particular amigo do superintendente Henriques Almeida, sendo inúmeras as pessoas oriundas de vários pontos do país.

Cortejo fúnebre. Foto: Paulo Seabrete

Desde domingo que muitas dezenas de pessoas se deslocaram, ao velório, confortando os seus filhos e a sua esposa, Leonor Almeida, magistrada do Ministério Público, que se encontra colocada no Tribunal do Trabalho de Braga.

Funeral no Dia do Patrono da PSP

Por coincidência, o funeral do superintendente Henriques Almeida, que deixou viúva, um filho e uma filha, decorreu no mesmo dia em que se celebrou o Dia de São Miguel Arcanjo, o Patrono da PSP

29 de setembro é o dia litúrgico de São Miguel Arcanjo, data festiva para toda a Instituição da Polícia de Segurança Pública, tendo uma estátua nos jardins do Palácio dos Falcões, a sede do Comando Distrital de Braga da PSP.

“Sua Santidade o Papa Paulo VI, atendendo à devoção tradicional do povo português, a pedido das entidades superiores e da Assembleia dos Bispos, pelo breve apostólico (Quod Sacrae Litterae) de 26 de abril de 1976, constitui e proclama S. Miguel Arcanjo como patrono principal, junto de Deus, dos agentes de segurança de toda a nação portuguesa”, segundo está instituído

Recebeu Medalha de Ouro de Serviços Distintos

Henriques Almeida, que esteve desde sempre ligado principalmente ao Comando Distrital de Braga da PSP, foi distinguido com Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública de Grau Ouro atribuída pela então ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que foi entregue pelo diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, superintendente-chefe Luís Carrilho, em nome da então ministra da Administração Interna, juíza-conselheira Margarida Blasco.

O superintendente Henriques Almeida tinha deixado de comandar a PSP de Braga, ao fim de 41 anos de carreira na Polícia de Segurança Pública, grande parte prestados no Comando Distrital de Braga, mas também no Comando Metropolitano do Porto, como seu segundo-comandante.

Fernando José Gomes Madeira Henriques Almeida, que ingressou já em 1989 no Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, esteve ligado aos maiores eventos de massas, não só no distrito de Braga, como ao longo dos últimos anos, na Área Metropolitana do Porto, tendo chegado também a comandar, interinamente, o Comando Metropolitano da PSP do Porto.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Investimento de 3,5 milhões em valença vai criar 31 postos de trabalho

Investimento de 3,5 milhões em Valença vai criar 31 postos de trabalho

Próximo Artigo
Viana: luzes de natal vão custar mais de 200 mil euros

Viana: Luzes de Natal vão custar mais de 200 mil euros

Artigos Relacionados