País
Multas ‘covid’ são para pagar na hora e passeios higiénicos só com comprovativo
Confinamento
em

A cobrança das coimas por violação do confinamento devem ser pagas na hora às forças de segurança, sob pena de agravarem, decreta um despacho do ministro da Administração Interna. Já os passeios higiénicos ou com animais de companhia passam a ser permitidos apenas com um comprovativo de morada.
“O despacho de Eduardo Cabrita, assinado na sexta-feira, determina que as forças de Segurança privilegiem a cobrança imediata das coimas devidas pela violação das regras de confinamento”, diz o ministério em nota de imprensa.
“Nos casos em que não haja lugar ao pagamento imediato das coimas, isso implicará pagar também as custas processuais aplicáveis e a majoração da culpa no determinar do valor da coima”, refere o documento do gabinete de Eduardo Cabrita.
“Outra orientação diz respeito à exigência do comprovativo que justifique qualquer das situações de exceção admitidas no Estado de Emergência, nomeadamente as deslocações para desempenho de atividades profissionais ou equiparadas, para acesso a serviços públicos e participação em atos processuais, por motivos de saúde ou assistência a terceiros e para passeios higiénicos”.
“Sempre que essas situações não estejam devidamente documentadas ou atestadas, as forças de Segurança devem requerer o respetivo comprovativo das razões que justificam a deslocação”, refere.
“As exceções ao dever geral de recolhimento têm igualmente de ser justificadas”, tais como, “a prática de exercício físico e desportivo ou o passeio de animais de companhia na zona de residência – através de documento comprovativo da morada, não sendo admitidas as deslocações em veículo automóvel para aqueles efeitos”.
Todas estas orientações são “aplicáveis a todas as situações de incumprimento das regras de confinamento, nomeadamente às de distanciamento social e uso da máscara no espaço público”.
Permitem que “GNR e a PSP contribuam decisivamente para o decréscimo de movimentação na via pública e a inversão do crescimento acelerado da pandemia”.

Leia Também
Casa de apostas compra 500 refeições em Braga para oferecer a profissionais de saúde
Plano de resiliência deve incluir 280 milhões de euros para indústrias culturais e criativas
Covid-19: Mais 41 mortos, 718 infetados e 1.664 recuperados no país
União Europeia estima alcançar normalidade nas vacinas dentro de duas a três semanas
Comunicação social das comunidades portuguesas exige publicidade institucional
PSP ‘apanha’ 13 homens em ajuntamento numa antiga escola em Guimarães
Reportagens da Semana


Vacinação em Monção: Manuel, de 95 anos, está “aliviado”. Zezinha quer vencer o vírus
Covid-19


Com mais de 180 anos de história, Casa Valença encerra e deixa saudade em Viana
Devido à idade avançada dos proprietários


Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Economia
Populares
- PaísHá 2 dias
Segundo prémio do Euromilhões, de 2,5 milhões de euros, saiu em Portugal
- BragaHá 21 horas
Bombeiros e GNR resgatam quatro pessoas perdidas no Gerês
- AveHá 2 dias
Via ciclo-pedonal que vai ligar Famalicão à Povoa de Varzim está “quase pronta”
- Alto MinhoHá 2 dias
Menina de dois anos resgatada com vida após cair a um tanque em Ponte de Lima