Burlou uma mulher de Barcelos, através do sistema de pagamentos bancários MBWay, em 370 euros. António S. B., de 37 anos, de Castanheira do Ribatejo, em Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), vai, agora, ser julgado no Tribunal Judicial de Braga pelos crimes de burla informática e nas comunicações e falsidade informática.
A acusação do Ministério Público diz que, em abril de 2020, o arguido engendrou um plano para ludibriar pessoas que põem objetos à venda nas redes sociais.
Assim, no dia 07 desse mês, encontrou no OLX uma proposta de venda de uma bicicleta de criança por 25 euros. Contactou a vendedora, disse-lhe que queria comprar a bicicleta e perguntou-lhe se tinha MBWay, para ele lhe poder enviar, de imediato, o dinheiro. Ela disse que não, e ele prontificou-se a explicar-lhe o modo de o obter. Então, e seguindo as suas instruções, a barcelense foi a uma caixa multibanco, e fez as operações necessárias para ter o dito sistema. Só que foi o alegado burlão que lhe disse para introduzir um dado PIN com o qual passaria a ter acesso à conta. O que ela, ingenuamente, aceitou.
Findas as operações, António disse-lhe que dentro de minutos teria os 25 euros na conta. Só que, em vez disso, e na posse do PIN fez ele mesmo quatro levantamentos bancários da conta dela, furtando-lhe os 370 euros.