O engenheiro eletrotécnico José Rosa é candidato independente à Câmara de Barcelos pelo movimento Todos Barcelos (TB) nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
Em declarações à Lusa, José Rosa, de 55 anos, disse que o objetivo é duplicar a representação do TB na Assembleia Municipal, subindo de dois para quatro deputados, e conquistar algumas freguesias, com especial enfoque em Arcozelo.
“Em 2021, apresentámos lista em apenas uma freguesia, agora concorremos a seis e temos grandes expectativas para três ou quatro”, referiu.
Do programa do TB, José Rosa destacou quatro eixos prioritários, um dos quais a sustentabilidade, ambiente e qualidade de vida.
“Temos uma mancha florestal de 16.734 hectares, temos dois grandes rios (Cávado e Neiva) que atravessam o concelho em 21 e 20 quilómetros, e temos de saber tirar proveito destes fatores”, referiu.
Apostas na juventude e no talento local, na economia competitiva e diversificada e ainda na mobilidade e infraestruturas são os outros pilares da candidatura do TB.
Na corrida à Câmara de Barcelos estão também Mário Constantino (atual presidente, que volta a encabeçar a coligação PSD/CDS-PP e movimento independente Barcelos Terra de Futuro), Armandina Saleiro (PS), Paulo Ralha (Chega), Mário Figueiredo (CDU), Magda Ferro (Iniciativa Liberal), Joana Neiva (Bloco de Esquerda), Jorge Araújo (Livre) e Maria do Sameiro Serra (movimento independente POR).
A Câmara de Barcelos é atualmente governada por uma coligação liderada pelo PSD e que integra ainda o CDS-PP e o movimento independente Barcelos, Terra de Futuro (BTF).
Em 2021, esta coligação conseguiu seis eleitos, contra cinco do PS.
Um dos eleitos socialistas, Alexandre Maciel, assumiu, entretanto, o estatuto de independente.