Seguir o O MINHO

Braga

Motociclista em estado grave após cair da altura de 13 metros ao rio em Vila Verde

Acidente na EN 101

em

Fotos: Henrique Sousa / O MINHO

ATUALIZAÇÃO

Morreu motociclista que caiu ao rio Vade em Vila Verde


Um motociclista, com cerca de 60 anos, sofreu ferimentos na sequência de uma queda de cerca de 13 metros ao rio Vade, nesta tarde de domingo, em Covas, concelho de Vila Verde.

Pelo que foi possível apurar, o homem seguia de motorizada na Estrada Nacional 101, entre Vila Verde e Ponte da Barca, quando entrou em despiste, embatendo no rail de proteção.

A vítima acabou por ser projetada de uma altura de 13 metros, caindo no penhasco onde passa o rio Vade, na zona do Boco, local isolado onde existe um parque de merendas e casas de turismo rural.

Foto: Henrique Sousa / O MINHO

Foi necessária uma equipa de resgate em grande ângulo dos Bombeiros de Ponte da Barca para estabilizar e remover a vítima para a ambulância, de forma a receber assistência por parte do INEM.

A GNR registou a ocorrência que cortou o trânsito em ambos os sentidos.

Anúncio

Braga

Faz hoje 165 anos que nasceu Vila Verde

Efeméride

em

Foto: CM Vila Verde / Arquivo

Foi a 24 de outubro de 1855 que a então província de Entre Douro e Minho viu nascer um novo concelho. Com a extinção dos anteriores concelhos de Prado, Penela e Pico de Regalados, nasceu o concelho de Vila Verde, a englobar freguesias que vão desde o rio Cávado, já perto de Braga, ao alto das terras da Nóbrega, já na zona montanhosa que dá acesso ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A diversidade geográfica foi uma das imagens de marca da fundação do concelho e ainda hoje prevalece, com Vila Verde a ser um dos concelhos de maior extensão no distrito (228,67 km² de área) e também um dos mais povoados (47.888 habitantes, censos 2011) , ficando apenas atrás das cidades. É a segunda vila mais povoada em todo o Minho, logo depois de Ponte de Lima.

Fonte: Wikipédia

Fonte: Wikipédia

Deu ao país (e ao mundo) personalidades como D. João de Aboim, um dos mais importantes mordomos-mor do reino português, o célebre Abade de Priscos, a quem muitas vezes se atribuiu naturalidade bracarense, e o mais recente José Manuel Fernandes, por duas vezes reconhecido como o eurodeputado português mais influente no parlamento europeu.

A Câmara assinalou hoje a efeméride nos passos do concelho, com alguns discursos, música ao vivo e homenagens, que serão atribuídas no futuro.

Continuar a ler

Braga

Atenção, Braga e Viana: Chuva forte a partir da meia-noite

Mau tempo

em

Foto: DR

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo face a períodos de chuva, por vezes forte, entre as 00:00 e as 06:00 deste domingo.

O aviso meteorológico foi anunciado há instantes pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), juntando assim este aviso ao já anunciado por causa de agitação marítima.

Continuar a ler

Braga

Veterinária municipal apela à adoção de animais no CRO de Braga

Centro de Recolha Oficial

em

Foto: CRO de Braga

O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga é casa de diversos cães e gatos que precisam de uma nova família. Para esse efeito, Liliana Carvalho, médica veterinária do Município de Braga, deixou um apelo para a adoção destes animais.

Contactada a propósito por O MINHO, a responsável explica que todos estes animais estão “à espera de um lar que os acolha”.

“Todos os animais saem com a identificação electrónica obrigatória, registados na base de dados SIAC e são desparasitados interna e externamente”, explicou a veterinária municipal.

“Fazem as vacinas contra as doenças infecciosas e a vacina obrigatório da raiva. Também são todos esterilizados para os novos adotantes”, acrescentou Liliana Carvalho, sobre o espaço que acolhe perto de uma centena de animais.

“Há animais jovens, muitos adultos e geriatricos, há animais pequenos, de tamanho médio e grande porte. Também em relação à personalidade existem animais mais “calmos” e sedentários e outros mais ativos”, descreve a veterinária, garantindo que “todos os animais esperam por uma família que os acolha e lhes possa dar carinho”.

Continuar a ler

Populares