Arquivo

Mosteiro de Tibães acolhe 150.ª peça da Companhia de Teatro de Braga

Cultura
Mosteiro de tibães acolhe 150. ª peça da companhia de teatro de braga

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) estreia quinta-feira, dia 9 de junho, no Mosteiro de Tibães, a sua 150.ª produção, a peça “A língua em pedaços” do dramaturgo e diretor espanhol Juan Mayorga.

O espetáculo, que está em palco até ao dia 22 e está a ser ensaiado na cozinha do Mosteiro, é dirigido por Ignácio Garcia, diretor do Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro/Espanha, que já trabalhou com a CTB em “História do Cerco de Lisboa” e “Gostava de Estar Viva para Vê-los Sofrer”.

A peça – disse o diretor da CTB, Rui Madeira -, tem ainda a assinatura do mestre da cenografia portuguesa e europeia, José Manuel Castanheira e da figurinista Manuela Bronze. Conta com a participação dos atores convidados Paulo Pinto e atriz bracarense Ana Cris.

Submergir o espectador

Rui Madeira salienta que “a proposta de encenação de “A Língua em Pedaços” na cozinha do Mosteiro de Tibães pretende submergir o espectador no universo espiritual do século XVI ibérico e na sua mística particular”.

Tal é feito “através de uma viagem de sensações: a cozinha e os seus aromas, o fumo da lenha misturado no ar com o som afastado das madres entoando as suas orações, a obscuridade conventual à luz da lareira e das velas, e o silêncio em que Deus se introduz nas feridas dos homens, são o território desta criação, na qual o público ocupa o lugar das irmãs do convento esperando a humilde comida. A refeição que Santa Teresa cozinha durante a conversa, as “patatas revolconas” ou “patatas a lo pobre”, serão servidas para serem degustadas em silêncio, com a leitura de fundo do Evangelho e de passagens sobre a filosofia do amor teresiano, com o intuito de submergir o espectador nesse universo e nesse pensamento transformador onde a comunhão na palavra (a do convento e a do teatro) tem um fim catártico”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Quatro vacas morrem atingidas por raio na galiza

Quatro vacas morrem atingidas por raio na Galiza

Próximo Artigo
Segundo prémio do euromilhões saiu em portugal

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal

Artigos Relacionados