Mortágua pede “esquerda forte” no parlamento perante “antecipado apoio do PS” ao Governo

Mas não exclui diálogo com os socialistas
Mortágua pede “esquerda forte” no parlamento perante “antecipado apoio do ps” ao governo
Foto: Lusa

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou hoje que é necessário uma “esquerda forte” no parlamento face ao “antecipado apoio do PS” ao Governo da AD, mas não excluiu o diálogo com os socialistas.

“Perante a posição do PS que se antevê que venha a apoiar este novo Governo da AD, penso que é preciso mais do que nunca uma esquerda capaz de dialogar, de apresentar projetos fortes, de criar diálogos também com a população, de criar maiorias sociais para combater esta maioria de direita”, defendeu Mariana Mortágua, no primeiro dia da XVII legislatura, na qual será deputada única.

Interrogada sobre se uma eventual aproximação dos socialistas ao Governo da Aliança Democrática – coligação PSD/CDS-PP afasta o BE do PS, Mortágua começou por responder que o país verificou, nas últimas legislativas, “uma viragem à direita”.

“Perante um antecipado apoio, ao que se prevê, do PS ao Governo da AD, mais do que nunca é necessária uma esquerda muito forte no parlamento que represente a contestação social que haverá certamente a este Governo de direita e a proteção de direitos, de liberdades coletivas e também individuais que estão neste momento em risco”, salientou.

Contudo, a bloquista não excluiu conversar com os socialistas, insistindo na necessidade de existirem “diálogos e canais abertos com os partidos à esquerda do Partido Socialista, mas também com o Partido Socialista”.

“Este é o momento do diálogo, este é o momento de encontrar pontes, de encontrar convergências”, salientou.

Nas eleições legislativas antecipadas deste mês, os bloquistas obtiveram o seu pior resultado de sempre em eleições legislativas, com menos 154.818 votos face a 2024 e passando de cinco parlamentares para uma deputada única: a líder, Mariana Mortágua, cabeça-de-lista por Lisboa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Inem assegura que incumprimentos nas tripulações de ambulâncias são “situações pontuais”

INEM assegura que incumprimentos nas tripulações de ambulâncias são “situações pontuais”

Próximo Artigo
Ps irá aprovar nomes indicados por outros partidos para mesa da ar e espera reciprocidade

PS irá aprovar nomes indicados por outros partidos para mesa da AR e espera reciprocidade

Artigos Relacionados