Morreu na terça-feira Virgínia Coutinho, natural de Moreira de Cónegos, em Guimaraes, fundadora e CEO da Lisbon Digital School, criada em 2018, e uma das maiores figuras do marketing digital em Portugal.
No dia 12 de abril, Virgínia Coutinho partilhou no Facebook que lhe tinha sido detetado há seis semanas um cancro intrahepático, nas vias biliares.
Nas últimas semanas, esteve a preparar um fundo, através da Associação Girls Move, para ajudar à criação de uma nova geração de mulheres líderes em Moçambique, através do projeto Tech4Good.
O fundo irá chamar-se Virgínia Coutinho. É possível contribuir para a Associação Girls Move Portugal através do IBAN: PT50003300004548587001605.
José Crespo de Carvalho, presidente da comissão executiva do INDEG – ISCTE Executive Education, tinha já anunciado que ia instituir um prémio Virgínia Coutinho para o melhor grupo da pós-graduação em applied digital marketing.
Virgínia Coutinho começou a sua carreira na área de branding, na agência Ivity Brand Corp, em 2009. Seguiu-se a marca EDP, onde fez parte da equipa de marca e comunicação. Passou pelas agências Stepvalue e Up Partner e, em 2014, mudou-se para o Brasil para se juntar à equipa da Socialbakers.
Em 2017 regressou a Portugal e passou a ser formadora oficial da Google, no Programa Google Atelier Digital destinado a estudantes e profissionais. Fundou e organizou o evento Upload Lisboa. Foi também co-autora do livro Marketing Digital para Empresas.