Morreu, este sábado, aos 81 anos, Manuel Augusto Martins Fernandes, o sócio número do 1 do Gil Vicente e ex-dirigente do clube de Barcelos.
- Anúncio -
O funeral realiza-se, no domingo, pelas 15:00, na Colegiada da Igreja Matriz de Barcelos, indo de seguida a sepultar no cemitério municipal.
O corpo estará em câmara ardente, na Capela Mortuária da Igreja da Santa Casa da Misericórdia, de onde será transladado, amanhã, pelas 14:00, para a Igreja Matriz.
Há dois anos, quando o Gil Vicente subiu à I Liga, após decisão da justiça no “Caso Mateus, O MINHO entrevistou Manuel Augusto Martins Fernandes, em sua casa, na freguesia de Arcozelo.
Contou que se tornara sócio do Gil Vicente depois de um tio lhe ter pagado as primeiras cotas [26 tostões por ano]. E confessava, na altura, que chegou a pensar não voltar a ver o momento de regresso do Gil ao escalão principal, depois de uma pancreatite o ter atirado para uma cama de hospital.
Manuel Augustou começou por trabalhar, ainda na adolescência, numa fábrica de farinhas, abrindo depois o próprio negócio, junto ao largo da Estação de Comboios de Barcelos. “Vendia perto de um milhão de quilos de sal gema por mês para a indústria têxtil”, recordava. E, por entre as vendas, Manuel Augusto caminhou sempre ao lado do Gil Vicente.
O Galo está de volta: “O Porto que se ponha a pau”, diz sócio n.º 1 do Gil Vicente
“Quando me fiz sócio, o Gil jogava nas regionais e ainda cheguei a conhecer o Adelino Novo”, lembrava, referindo-se ao homem que deu o nome ao antigo estádio do clube. No clube, percorreu “os cargos todos, menos presidente”. “Estive na direção do Trigueiros, Bartolomeu Paiva e do Joaquim Silva. Fui vice-presidente, secretário, tesoureiro e depois passei para a Assembleia Geral”. Mais tarde, entrou para o conselho técnico da Associação de Futebol de Braga onde era o responsável por aprovar campos de futebol.
“Dia triste para toda a família gilista”
Entretanto, o clube publicou uma nota de pesar salientando que “hoje é um dia triste para toda a família gilista”.
“O Sócio n.º1 do nosso clube, Manuel Augusto, deixou-nos fisicamente. Foram quase 70 anos de associado do Gil Vicente FC, nos quais defendeu com todas as suas forças o nosso clube. Era querido por todos nós e sempre que o visitámos ou procurámos teve as palavras mais amáveis na ponta da língua”, escreve o clube, endereçando as condolências à família.
Notícia atualizada às 19h07 com nota de pesar do Gil Vicente.